domingo, 28 de novembro de 2010

José Lopes dos Santos

José Lopes dos Santos (Ipueiras, 20 de setembro de 1919 — Teresina, 30 de abril de 2006) foi um jornalista, advogado e político brasileiro natural do estado do Ceará que viveu no estado do Piauí a maior parte de sua vida publicando uma extensa bibliografia sobre os aspectos políticos do estado que adotou para viver.

Biografia - Filho de Oscar Lopes dos Santos e Maria Morais Lopes (mais conhecida como Marieta) mudou-se para o Piauí em 1934 chegando em solo piauiense dois dias antes da instalação oficial da cidade de São Miguel do Tapuio chegando ao cargo de Secretário Municipal com funções de guarda-livros (profissão hoje equivalente à de contabilista) se desligando do cargo em 1943 quando fixou residência em Parnaíba onde trabalhou como inspetor da Sul América Seguros retornando a São Miguel do Tapuio no ano seguinte na condição de comerciante. Em 1948 sagrou-se o primeiro prefeito do município eleito por sufrágio popular sendo filiado então ao PSD passando a morar em Teresina em 1951.

Vida pública - Residindo na capital piauiense José Lopes dos Santos retoma os estudos e conclui o curso de Técnico em Contabilidade no ano de 1956 e em 1961 torna-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Federal de Direito do Piauí, cerne da Universidade Federal do Piauí. Logo ao chegar em Teresina passa a militar na imprensa, sobretudo por sua condição de funcionário e diretor da Rádio Difusora de Teresina, época marcada pelas audições do Grande Jornal Q-3 por ele comandado e cuja última edição se deu em 1980. Diretor do Departamento Estadual de Estatística entre 1951 e 1959 ao longo dos governos de Pedro Freitas e Jacob Manuel Gaioso e Almendra. Após um breve período afastado de cargos públicos foi Secretário de Imprensa no governo Tibério Nunes e diretor do Frigorífico do Piauí (FRIPISA) no governo Petrônio Portela, isso entre 1962 e 1966. Extintos os partidos políticos por determinação do Regime Militar de 1964 filiou-se à ARENA. Foi advogado e chefe do setor jurídico do Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER), atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e na curta gestão de José Odon Maia Alencar como Governador do Piauí (de 12 de agosto a 12 de setembro de 1966) foi Secretário de Fazenda. Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí por dois biênios e entre 1975 e 1979 foi Secretário de Governo nas gestões de Dirceu Arcoverde e Djalma Veloso. Procurador-geral de Justiça do Piauí nos governos de Lucídio Portela e Hugo Napoleão, filiou-se ao PDS e a seguir ao PFL sendo nomeado Assessor de Imprensa no governo Bona Medeiros.

José Lopes dos Santos foi ocupante de uma cadeira na Academia Piauiense de Letras (APL) e é patrono da cadeira 42 da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (Alresc), ocupada atualmente pela escritora e acadêmica Mirima Oliveira Jales de Carvalho. A Alresc é presidida pelo escritor e jornalista José Alves Fortes Filho, que é também, escritor, jornalista, poeta, cronista e contista, além de membro efetivo e perpétuo da Academia de Letras do Vale do Longá (Alval), com sede na cidade de Barras (PI) e da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba (Albeartes), diplomado pela Academia Piauiense de Letras (APL) e vice-presidentr da União Brasileira de Escritores (Secção do Piauí).

Nenhum comentário: