domingo, 14 de novembro de 2010

Onde está o dinheiro da Fauespi?

Valéria Madeira

A ex-reitora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Valéria Madeira, foi condenada a devolver R$ 9,1 milhões de recursos destinados à intituição. A verba é oriunda de uma emenda de bancada do deputado federal Nazareno Fonteles (PT).

A decisão é do juiz Oton Mário Lustosa, titular da primeira Vara dos Feitos da Fazenda Pública. A emenda de R$ 13 milhões foi destinada à aquisição de livros e equipamentos. Valéria Madeira é acusada de não prestar contas de parte do dinheiro.

A ação contra a ex-reitora foi impetrada por Carlos Alberto Pereira, atual gestor da Uespi. Como as verbas eram administradas pela Fundação de Apoio à Universidade Estadual do Piauí (Fauespi), todos que faziam parte da administração da fundação foram penalizados.

Assim, além de Valéria Madeira, que era reitora da Uespi e presidente da Fauespi, também foram condenados no mesmo processo Antônio José Honório, que é ex-procurador da Uespi, e Amanda Raquel, ex-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Ambos faziam parte da direção da fundação.

Outro lado

O advogado Antonio Gonçalves Honório, diretor executivo da FAUESPI, enviou para a Redação do Portal AZ uma resposta sobre a matéria acima. Confira:

O Diretor Executivo da Fundação de Apoio a Universidade Estadual do Piauí – FAUESPI, diante de matéria publicada no dia 12 de novembro de 2010 sobre essa instituição, solicita direito de resposta com base nas seguintes questões de fato e de direito:

A ação judicial que tramita na 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública contra Fundação de Apoio a Universidade Estadual do Piauí – FAUESPI, tem como objeto anulação de contrato administrativo, não tendo seu mérito a condenação de nenhum dirigente da gestão anterior da UESPI, que tinha a frente a professora Valéria Madeira Martins Ribeiro, e nem a devolução de nove milhões. Se alguém forneceu tal informação procedeu de má-fé, pois tais fatos não existem.

Por outro lado, foi com surpresa que a Fundação de Apoio a Universidade Estadual do Piauí – FAUESPI teve conhecimento de notícia veiculada neste site, de que a professora Valéria Madeira teria que devolver recursos para UESPI em ação judicial relacionada a FAUESPI, pois tais fatos não são verdadeiros, haja vista que o mérito da ação é de anulação de contrato administrativo e tramita ainda em primeira instância.

Outra grande surpresa foi a informação veiculada por esse meio de comunicação, foi que o processo versa sobre emenda parlamentar do Deputado Nazareno. Isso não é verdade, pois o mérito da ação versa sobre anulação de contrato, e se fosse verdadeiro como trata sobre verba federal deveria ter tramitar no Poder Judiciário Federal. Portanto, quem forneceu tal informação faltou com a verdade.

Em respeito à opinião pública piauiense e a todas as pessoas que formam a comunidade acadêmica da UESPI, vimos fazer uso do nosso direito de resposta por considerarmos inconseqüentes as afirmações repassadas pelo reitor da UESPI que insiste em tentar macular, com inverdades ou devaneios, o trabalho, a atuação séria e coerente, e a dignidade moral de membros da gestão anterior daquela universidade.

Esclarecemos, ainda, à opinião pública piauiense e à comunidade acadêmica da UESPI que, em relação ao litígio judicial entre FAUESPI e UESPI, este é fruto exclusivamente da falta de capacidade administrativa e de dialogo do atual reitor da UESPI, que tem dificuldade de entender papel jurídico de uma fundação de apoio. Mesmo assim, a FAUESPI vai continuar na luta por uma universidade de qualidade e buscar apoio de todas as pessoas físicas e jurídicas que de boa fé queiram ajudar a UESPI.

Dr. Antonio Gonçalves Honório
Diretor Executivo da FAUESPI

Fonte: Portal AZ

Um comentário:

f.wilson disse...

Quando a professora Valéria assumiu a UESP muitos cursos estavam sem existências constitucionais, outros sem competências profissionais, e outros em situações "capengas".
A população piauiense acompanhou tudo isso quando o então governador Mão Santa passou o governo para W. Dias. E, convenhamos, somente a partir daí, a UESPI se governou, se organizou. Os cursos oferecidos pela instituição receberam creditos, aprovados pelo MEC.
Então, a mídia de plantão vem de coro condenar a professora, ex-reitora, Valéria, por esquisitices que não comprovam!!!

Solidário, aqui, escrevo pela minha amiga de UFPI, que há tanto não a vejo.

Abraço, Valéria, sempre acreditei na sua honestidade.