domingo, 14 de novembro de 2010

Novembro, mês do Anjo Torto

"Torquato Neto é, sem discussão, um dos maiores poetas brasileiros, especialmente da Tropicália, da qual não foi o mentor, como querem alguns bairristas ufanistas, o peito cheio de amores pela imutável Fazenda Piauí. O problema do poeta são suas viúvas, carpideiras velhas, oportunistas e chatas que há 38 anos tentam impedir, com um discurso superficial e piegas, que se conheça com mais profundidade um artista que, se não tinha a consistência de Mario Faustino, e não tinha mesmo, SABIA o que fazia, e andava na linha de frente do bom combate." (Airton Sampaio).

*****

Há mais de 30 anos venho pesquisando o homem e a obra Torquato Neto. Em 2001, publiquei a primeira edição do Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida, com 44 páginas. Em 2008, a segunda edição saiu com 622 páginas. Terminei hoje a feitura da terceira edição, que sairá, em breve, com 668 páginas. Dados biográficos, antologia poética, fortuna crítica, cartas e artigos de TN, bibliografia, discografia, fotografias, muitas fotografias (entre vasto material outro), são oferecidos à devoração dos interessados de plantão. Não me acho bairrista ufanista, peito cheio de amores pela imutável Fazenda Piauí, viúva, carpideira velha, oportunista e chata, como quer o tarântura professor de língua portuguesa da UFPI poeta Airton Sampaio, por quem nutro (ou nutria, depois dessa, nem sei mais... só novos afagos poderão dizer, quem sabe...) admiração, amizade e sobretudo respeito. Se o Airton Sampaio acha que não estou fazendo a minha parte para que se conheça mais e melhor a vida e a obra de Torquato Neto, que ele dê a contribuição dele. Pode, e muito. Como professor, passe tarefa aos alunos para que o pesquisem e apresentem trabalhos dentro e fora das salas de aula. Como leitor, o leia e, dentro dos espaços possíveis, manifeste suas opiniões. Como financiador, que me ajude a imprimir a terceira edição do Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida. Investirei quase 100 (cem) mil reais em 10 (dez) mil exemplares. O livro estava pronto, mas o compadre Dodó Macedo, fazendo a sua parte, sem que eu solicitasse (porque sei que o tempo do compadre Dodó Macedo é de ouro), mas demonstrando amor ao poeta e solidariedade a mim, fez revisão completa, eliminando erros ortográficos, equívocos de informação, descobrindo nomes de personagens, que até então estavam como ilustres desconhecidos, melhorando, inclusive e muito, a minha redação. Quem quer contribuir, de fato, faz assim. Quem não quer, fica fazendo versos de pés quebrados na cantoria dos outros. Não Cole Cartaz em Mim... E que os demais tarânturas poetas (M. de Moura Filho, Bezerra JP e J. L. Rocha do Nascimento) fiquem por lá mesmo, que a Kenard Kaverna não é casa de Mãe Joana, não! Ou, se vierem, entrem sem bater, que da polícia já apanhei demais... saravá, minha preta nova Sônia Terra, que 2011 ainda nem começou...!!! (Kenard Kruel).

5 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...

Kenard Kruel, sei que todos próximos a você (inclusive o Tarântula) sabem do teu esforço pessoal em manter viva, pelo menos, a presença de TN em solos da Fazenda Piauí de maneira honesta e jornalística. Com isso, também, não se tira o direito de desmontar a análise pueril de alguns e o aproveitamento institucional hipócrita da figura de Torquato Neto por bolsões do poder. TN era avesso a institucionalização, aliás era avesso ao linear, também, nesta área. Entendo, realmente as tuas ponderações em não se achar, bairrista...etc, mas concordo com Airton Sampaio (olha que nos últimos meses, volta e meia, tenho me posto contra ele em matéria de ideologia política) de que TN e sua obra precisam ser revistos noutra perspectiva além do institucional que a fazenda Piauí tem posto para ele. Airton Sampaio tem razão e você, também, quando aponta uma saída: leitura da obra deste artista esfacelado na linguagem e na existência. Abs. Emerson

Airton Sampaio disse...

Kenard, você me conhece. E sabe que se meu comentário contra uma sacralização comum e idiota de TN se dirigisse a seu livro eu o teria nominado, como é do meu feitio. O mesmo se o considerasse uma das viúvas de TN (você sabe bem mais que eu quem são elas e quanto mal fazem ao poeta). Então, não sei por que você se pôs a carapuça. Quanto a escrever sobre TN, sinceramente não está nos meus planos, porém se o fizer não esticarei a corda além da sua capacidade de resistência, e creio que não serei capaz de evitar que discoredem de mim, o que aliás é muito fácil. Abração!

Kenard Kruel disse...

emerson, por isso deverá sair a terceira edição com novos fatos e fotos. é uma maneira de contribuir para que novos estudos pintem no pedaço. quanto mais, melhor.

airton, é louvando quem bem merece que deixamos o ruim de lado. eu me especializei em torquato neto. que outros se especializem em outros escritores (ou mesmo, mais, em torquato neto) e façam a sua parte, dando publicidade à obra e aos estudos sobre a obra dos seus especializados. não podemos é ficar parados como poste. e, se sua corda, é curta, posso emprestar um pedaço da minha (epa!).

não se deixem de mim, com fé esperança e amor, kenard kruel.

Airton Sampaio disse...

Mulher e corda que se prezam não se emprestam...

Jeremias disse...

kkkkkkkkkk!!! O bicho é mesmo um poeteiro!!! Olha so isso!!