quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tarzan, o álbum

Tarzan. Divulgação.

Dodó Macedo

"Tarzan - A Origem do Homem-Macaco e Outras Histórias",
lançamento da Devir, traz à tona um personagem que ocupou por muito tempo as bancas brasileiras e que andava esquecido. O álbum mostra as origens e mais quatro tramas do personagem de ficção, que foi criado pelo escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) no romance "Tarzan of the Apes", de 1912.

Ao todo, o livro nos apresenta as oito primeiras aventuras do selvagem, que ganhou versão nos quadrinhos pela primeira vez em 1929, no traço de Harold Foster (1892-1982). São histórias de um momento de transição, de quando o personagem saiu da editora norte-americana Gold Key e migrou para a DC Comics. Neste álbum, quem assume as histórias é Joe Kubert, que já trabalhava nos quadrinhos da DC.

Filho de ingleses, John Clayton III (o verdadeiro nome de Tarzan, que significa "Pele Branca") ficou órfão ainda bebê. Foi criado por macacos "mangani" em plena floresta africana e desenvolveu, na selva, caminhos para reconstruir seu passado e o contato com outros humanos. As demais histórias trazem tramas após tais fatos.

No Brasil, Tarzan estreou em 1934, a partir do nº 31 do extinto "Suplemento Juvenil", em 10 de outubro de 1934, com "Tarzan, O Filho das Selvas". A carreira como personagem-título de revista em quadrinhos teve início em 1951 e se estendeu até 1989. (UOL).

................

Tarzan foi um dos meus quadrinhos prediletos, inicialmente em Piracuruca. Integrava um time de primeira: Cavaleiro Negro, Flecha Ligeira, Zorro (The Lone Ranger, com Tonto e Silver), Mandrake, Fantasma, Buck Jones, Águia Negra, Daniel Boone, Kid Montana, Kid Colt, Buffalo Bill, Kit Carson, Roy Rogers e Dale Evans, Jane Calamidade, O Homem do Rifle, Flash Gordon, a turma toda do Disney e outros.

Ainda hoje, definir os onze titulares seria uma pedreira. Tarzan, porém, certamente estaria entre eles.

Um comentário:

EMERSON ARAÚJO disse...

Dodó, rapaz, esta lista que encerra teu texto fez parte da minha infãncia em Picos. Eita,tempo bom, rapaz, e não sabíamos!