segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ponto de Cultura Raimundo Pereira

Barítono Raimundo Pereira, acompanhado por Virgínia Lapa (teclados), Zé Rodrigues (flauta), Victor Maciel (violoncelo) e Emmanuel Coelho (violino). Foto: arquivo Kenard Kruel.

A zona rural do município de José de Freitas inaugurou, dia 4, na comunidade Morada Nova, o Ponto de Cultura Raimundo Pereira, com o objetivo de focar a leitura dar oportunidade para os jovens da comunidade e regiões circunvizinhas de participar de oficinas de audiovisual, cultura digital, informática, canto e dança.

Cerca de 30 alunos de 13 a 17 anos já estão sendo beneficiados com as oficinas. “Todo o mês nós também traremos a comunidade a exibição de filmes do projeto Cine Mais Cultura. Vamos trazer a essas pessoas a oportunidade de assistir a filmes nacionais, incentivando a cultura”, disse a cooredenadora do ponto de cultura, Socorro Landim.

A presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, esteve presente na inauguração e enfatizou a importância dos pontos de cultura no Piauí. “Atualmente o estado possui 113 pontos de cultura em 89 municípios. Estamos conquistando mais espaços de cultura para reintegrar e incentivar os jovens a manter e multiplicar as tradições culturais da sua região. Toda essa diversidade cultural do nosso estado pode ser registrada por esses jovens, através dos equipamentos audiovisuais que os pontos de cultura disponibilizam. Isso é um grande passo para mostrar ao país a cultura piauiense”, enfatizou.

No final deste ano, a Fundação Rosângela Sousa, responsável pelo ponto de cultura, irá organizar um catálogo com registros dos alunos dos resultados das oficinas e das manifestações culturais da região de José de Freitas.

Fico feliz com a criação do Ponto de Cultura Raimundo Pereira, justa homenagem ao amigo barítono que muito fez pela cultura do nosso Estado, especialmente na arte do canto. O amigo comum Ramsés Ramos, que o acompanhava ao piano, e cedo se foi, também, deve estar lá, para onde vamos todos nós, a estalar as pontas dos dedos, em sinal de satisfação plena por esta notícia. Valeu, Sônia Terra! Valeu, Rosângela Sousa! Valeu, José de Freitas!

Nenhum comentário: