quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Salão de Humor no País das Chuteiras

JustificarO Salão Internacional de Humor do Piauí, que segue até o dia 20 de junho segue em ritmo de Copa do Mundo 2010. Dezenas de pessoas se reuniram para vibrar com os principais passes e dribles dos jogadores brasileiros, e reclamar muito, em frente a telas montadas no meio da Praça Pedro II, no centro de Teresina.

Entretanto, o futebol e a Copa do Mundo no salão não se resumem as imagens dos jogos. Em meio a inúmeras exposições de arte, uma em especial se destaca em meio a esse clima de mundial: “Um país de chuteiras”. O público amante do futebol está se divertindo nessa edição do Salão de Humor com essa galeria que traz charges, caricaturas do futebol brasileiro em mais de 100 anos.

A exposição “Um País de Chuteiras”, pela oportunidade da Copa do Mundo, se destaca em meio a outras mostras de humor dessa edição do evento. “Esse túnel, voltado para o esporte, conta a história do futebol brasileiro desde que ele surgiu, no começo do século passado, quando chegou a primeira bola de futebol no Brasil, são mais de 100 anos de história contados em forma de arte e humor”, afirma o organizador do evento, Albert Piauí.

A organização dessa exposição ficou por conta dos cartunistas conhecidos nacionalmente. Através de inúmeras pesquisas, os dois escolheram uma série de desenhos, retratando o que houve de melhor em cada ano de copa e reuniram em um livro chamado “A História do Futebol no Brasil através do Cartum”, lançado em 2005 pela Editora Bom Texto.

“O Jal e o Gual organizaram toda essa exposição, fizeram os textos, escolheram as melhores charges, os melhores cartuns, os melhores desenhos e fizeram essa bela homenagem ao esporte do Brasil”, relata Albert.

O 27º Salão Internacional de Humor do Piauí iniciou dia 14 e vai até domingo (20), no complexo cultural da Praça Pedro II, em Teresina. (Portal AZ).

2 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EMERSON ARAÚJO disse...

Tá aí um evento que me agrada. Sem muito alarde vai cumprindo seu papel de mostrar arte gráfica, arte em geral.O salão de Humor do Piauí precisa só mudar de data pra não ficar na dependência deste SALIPI com cara de sala de aula de cursinho de escola privada.