segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Manuel de Barros e as audições pantaneiras

Kenard Kruel no Sítio da Távola Rendonda (Altos).
Foto de Arthur Borges Val.

Para Kenard Kruel


Há domingos que, por aqui, o rio Flores não atende as demandas pessoais indecifráveis. Nem a presença da nuvem de saia tem confortado as horas mais labirínticas de plantão.

O final da tarde de domingo continua lúgubre. Nela, nem os urubus, agora dispersos, dão o ar da graça e nem pousam na sorte como disse o poeta no passado.

No domingo apenas aparece a voz calma do poeta nas imagens embotadas de um documentário de TV estatal, trazendo a couraça dos jacarés, as lagartixas em frases auditivas. É o poeta na poesia, é o poeta retendo a perda do filho, o homem em solidão.

Manuel de Barros no pantanal absorve a sonoridade da viola de doze cordas em noite de lua, fogueira e conversas da ignorância do homem do sertão, do grande sertão sem veredas, sem jagunços em crise de consciência mítica – duelo entre o bem e o mal, Deus x diabo. A poesia brotando sem crises de linguagem, subtraída da fala jogada ao léu, entregue ao poeta em bandeja de cristal e suspiros.

O domingo continua lúgubre porque o poeta é, hoje, uma salutar referência de memória numa obra poética forte e com cheiro de mato e jogos ancestrais. Mas é o poeta na eternidade da fala, na audição sem temporalidades e sem personagens alargados em crises mútuas. É o microcosmo da poesia, das excelências medievais que adentram no sertão, na geografia, na natureza e sem a anuência da maldita civilidade de oposição ao poema que se faz e ao poeta que se abstém.

Manuel de Barros em suas audições pantaneiras nos comunica, neste domingo, que a poesia não precisa ser mãe da arte porque ela surge desde a frase lapidar das barrancas de rios imemoriais até a audição oral dos simples num exercício do homem em ebulição seja na paz silente do matogrosso ou nas veredas de pedras das cidades sem domingo.

Um comentário:

marilena veloso disse...

As vezes leio seu livro sobre aquele governador e fico com raiva, olho sobr meu tio e vejo que escreveu bem e mal. Não consigo sentir raiva de você. Mas não abusa o futuro Deus pertence.
Sei que você sabe da história do Piaui mais do que eu, tenho vontade de desistir de defender meu tio, você sabe demais não precisa de mim.
Fez o questionario para o tio? Beijos
Te amo do jeito que vc é!