Chagas Rodrigues, cadeira vaga na APL.
(*) Jeane Keide
Parnaíba é uma cidade abençoada pelos anjos, iluminada por um sol que nos cobre de calor e criatividade o ano todo; e por luzes naturais a clarear caminhos.
Ao longo dos anos minha cidade tem se destacado pelo pioneirismo e audácia de partir na frente, quando está em jogo o interesse do povo e do país.
Foi assim com a exportação do charque; foi assim na indústria e no comércio; na literatura com Ovídio Saraiva, autor da primeira letra do Hino Nacional Brasileiro; foi assim com o turismo, com o teatro, com a Rádio Educadora, com outras iniciativas pioneiras.Temos a coragem de partir na frente, abrir caminhos, como fez Simplício Dias da Silva.
Seus filhos são ousados, dinâmicos, decididos, contribuindo significativamente para o progresso do país.São inúmeros os exemplos de coragem e determinação do povo parnaibano. Reis Veloso, o mais notável dos Ministros da República; Evandro Lins e Silva; Berilo Neves, Renato Castelo Branco, General Jonas de Moraes Correia, são alguns exemplos da presença de Parnaíba nos mais diversos segmentos da República, sem esquecer o nome do maior dos nossos romancistas, Assis Brasil.
No plano político podemos, citar três líderes mais recentes: Francisco das Chagas Rodrigues, Governador do Piauí, Deputado Federal, Senador da República; Alberto Tavares Silva, Prefeito, Deputado Estadual, Governador, Deputado Federal, Senador, Conselheiro da República; Dessa releção seria injusto omitir o nome do senador Francisco de Moraes Souza, pelo que representa no contexto político brasileiro.
O aureolado nome de Chagas Rodrigues está sendo consagrado pela Câmara de Vereadores de Teresina, que denominou de Palácio Senador Chagas Rodrigues a monumental sede do parlamento municipal, erguida às margens do Rio Poti, na Avenida Marechal Castelo Branco.
Nos próximos dias a Academia Parnaibana de Letras elegerá o sucessor de Chagas Rodrigues. Conhecedora da vida e da obra desse insigne Parnaibano, decidi apresentar meu nome à vaga, na esperança de conservar sua lembrança, relembrar fatos de sua vida, assegurar a permanência do seu nome nos anais da história.
Instituição rica de valores, ali está o que existe de melhor na cultura de nossa terra. Fazer parte desse seleto grupo de mulheres e homens notáveis é aspiração de todos os que amam ardentemente esta terra iluminada.
(*) Jeane Keide Melo dos Santos é professora, escritora e reside em Parnaíba.
3 comentários:
Jeane Keide Melo dos Santos,
E é aí onde mora o estigma de ser Parnaíbha a "cidade do já foi": ser abençoada por "anjos"; se vocês pedissem bênçãos a DEUS... "A ignorância é que astravanca o pogresso" - Mão Santa - O Bobalhão da Corte.
Parnaíba é a cidade do desenvolvimento e tem um futuro promissor. Quanto a poetisa, ela está de parabéns ao olhar Parnaíba com um olhar futurista e despido da política partidária. Em seu olhar está presente apenas o enaltecimento de homens parnaibanos que se destacaram e que se destacam em áreas importantissímas como as artes, as letras e a política. Todos nós somos seres políticos sociais, até porque vivemos em sociedade.Portanto, seres apolíticos e com olhar retrogrado como Silveira Lacerda precisa ser extinto da sociedade. Respeite a opnião alheia, respeite Parnaíba e respeite os parnaibanos. E um último recadinho: Silveira, antes de criticar quem quer que seja, aprenda antes a escrever Português, pois a palavra bençãos está grafada de forma errada. Você além de um pessímo crítico, assassinou a Língua Portuguesa. Aurélio é considerado "o pai dos burros". Leia-o. Afonso Castelo Branco.
Kenard, quero demonstrar toda a minha felicidade e gratidão a Deus, aos meus familiares e amigos, aos acadêmicos que votaram para minha pessoa e a toda a imprensa falada, escrita, televisionada e informatizada pelo apoio incondicional. O meu muito Obrigada! Gostaria ainda de informar que obtive 15 votos e o outro candidato obteve 12 votos, levando o resultado para o 2 turno, que será realizad no dia 19 de dezembro na sede da APAL, situada à rua Alcenor Candeira nº 680- Centro, Parnaíba-PI. Peço aos acadêmicos que permaneçam votando em minha pessoa. E aos que não votaram que possam dar-me esse voto de confiança. Jeane Keide(escritora e poetisa).
Postar um comentário