segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Apesar daquele título tão sem graça...

Frank Aguiar... Sonhos de um Sonhador.

Joca Oeiras

De repente, como se eu tivesse conseguido decifrar uma carta enigmática, conclui que, desafinando o coro dos descontentes, sou a favor de subsídios do Governo do Estado do Piauí ao filme “Sonhos de Um Sonhador”, que conta a história romanceada do cantor Frank Aguiar. Alguns falam em 200 mil reais, outros chegam à cifra de 1 milhão. Não discuto valores e, mesmo, declaro-me totalmente incompetente para discuti-los. Apenas considero que o governo do Piauí faz bem em apoiar o filme. O quanto é uma decisão político-administrativa a qual não me cabe opinar.

Como disse no início, há apenas alguns minutos caiu-me a ficha, pelo que peço um pouco de paciência antes de desfilar todos os meus argumentos. Lembro, apenas, que todos eles carecerão de um defeito: não conheço o seu roteiro. Mesmo assim, pelo que vejo e leio nos jornais e portais noticiosos, tendo a concluir que o filme – que além da vida do ator, mostra, de forma bastante positiva, várias locações de norte a sul desta “Terra Querida”, enfatizando suas belezas e riquezas – será, salvo engano, um “Filme-Exaltação” ao Estado Mais Charmoso do Brasil. Bem conduzido e dirigido, pode, muito bem, , inclusive pelo apelo popular da figura do biografado (é bom não esquecer que o Frank Aguiar foi eleito Deputado Federal por São Paulo com uma votação consagradora) tornar-se, assim o espero, um campeão de bilheteria em todo o país!

Por outro lado, tenho certeza, os responsáveis pela liberação dos recursos para o filme, conheceram, em detalhe, os planos de pré-produção, puderam avaliar a competência do elenco e ficaram a par do roteiro, isto é, com muito maior propriedade que eu, deram seu aval a esta ajuda!

Todo o investimento, evidentemente, envolve risco. O investimento que o governo do Estado fez não visa o lucro financeiro, mas um valor muito mais precioso, eu diria decisivo e extremamente necessário para o povo do Piauí: a elevação da sua auto-estima!

Por isso conclamo todos os que concordam que a baixa auto-estima é o pior estigma da piauiensidade, mesmo que detestem a música e, até mesmo, a pessoa do cantor Frank Aguiar, mesmo que façam oposição ao governador Wellington Dias que mudem o enfoque da discussão e procurem responder, com sinceridade, a seguinte pergunta: será que “Sonhos de um Sonhador” não poderá, em nenhum grau, elevar a auto-estima dos piauienses?

Claro que não se trata da panacéia universal, mas estou convencido que ajuda!

Beijos e abraços do Joca Oeiras, o anjo andarilho

11 comentários:

EMERSON ARAÚJO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eulália disse...

NÃÃÃÃO!!! Este arremedo de cinema biografia(?), não inflói e nem tampouco contribói com qualquer estima de nenhum piauiense!!!!Ponto final, Joca, até porque o forrozeiro já entendeu esse teu comentário. Por via das dúvidas, não espere muito não: liga pra ele e fala que tem todos os CDs (eca) dele, desde quando o senhor era pequenininho, lá em São Paulo... Me aparece cada uma.

Tyago Lopes - de Luzilândia disse...

Sr. Kenard, o que esta fita poderia ter trazido de bom para os piauienses, seria se o cartaz tivesse sido feito por algum dos nossos vários artistas de primeiríssima qualidade(foi?). Se a vida do cara ainda não dá para ser exemplo pra ninguém ir ver o filme, imagina esse cartaz HORROROSO!!! Nem vem, Joca, essse cartazete é uma mer...cadoria de quinta catigoria!
Pode crer que a grana que vai ser investida pra essa coisa ser vista, vai ser maior do que o orçamento inteiro do filme.

AirtonSampaio disse...

O governo da companheirada já está torrando dinheiro público demais com esse filmeco e agora aparece uma proposta de campanha a favor do dito cujo... Ora, autoestima não se levanta com baseira, aliás, uma mera peça de propaganda mascarada de cinema! Enquanto isso, a Biblioteca Cromwel Carvalho está caindo aos pedaços...

Verlong disse...

O cineasta Héctor Babenco declarou que nem passará perto de onde se exibirá o filme que conta a história de um retirante nordestino que vira metalúrgico e sindicalista e presidente da República. No Piauí, Babenco, a merda é pior: tungaram um milhão de reais do já esfolado bolso do contribuinte e deram pro cara contar a "saga" (e ainda não querem que haja deboche!) de quem, ao se esquecer a letra de uma música, dava uns gritinhos tipo uau... Ai que vida!
Postado por Airton Sampaio

Santiago disse...

E agora, o que eu vou dizer lá em casa!

Chagas Botelho disse...

Já que o governo do coração vermelho é o mecenas do Piauí, bem que poderia estender essas verbas para as artes que sucumbem em nosso estado. Assim os sonhos dos sonhadores piauienses virariam roteiro de um filme bom.

Silveira - de Niterói [RJ] disse...

O Babenco já mamou e muito nas tetas da viúva. Deveria ficar calado e se olhar na condição de argentino numa terra que faz mais pelos imigrantes do que os nazistas argentinos. A Argentina acolheu com mimos o lixo que restou do 3º Reich e que gerou muitos babencos babacas.
Agora, que foi-se de vez as chances tucanas demoníacas nas eleições, isso não resta nenhuma dúvida. Adeus escória!

EMERSON ARAÚJO disse...

Novos nazistas em autoestima

Sr. Silveira de Niterói e por falar em guardar nazista não vou muito longe não, basta ver as comunidades nazis encravadas no sul do país ou na atuação doentia de Joseph Menguele no interior de São Paulo sob a conivência nacional. O problema, aqui, não é de guardar a escória nazista ou não. O problema é transformar dinheiro do contribuinte em porcaria e depois andar filosofando sobre autoestima. A intelectualidade nascida em faculdades de final de semana não tem tino estético e nem político para enxergar que arte não rima com porcaria e vice-versa. Outra “coisita”, Sr. Silvério de Niterói, você, que é tão paladino da autoestima piauiense, faça alguma coisa por este amor: sugira aos intelectuaizinhos do poder para projetar bibliotecas comunitárias, salas de cinemas comunitárias, salas de danças comunitárias, oficinas de criação comunitária em desenho, pintura, design gráfico, oficinas de música, cinema, literatura. O dinheiro público dever ter sempre destinação pública. E se o Senhor não fizer isso, vá ser piauiense na Argentina. O Piauí e o Brasil urgem.

EMERSON ARAÚJO disse...

Rapaz, o problema do Piauí não é de autoestima ou não tê-la. Agora achar que um filmeco deste vai aumentar a auto-estima do Piauí é continuar reduzindo tudo a um besteirol desta intelectualidade demagógica e sem "tino" que se implantou no Piauí. Aí sim é autoestima nenhuma, ou melhor, é brincar de fazer arte. Vou embora pra Parságada mesmo, ou ficar por mais tempo nas barrancas do Rio Flores, dá mais rock.

Airton Sampaio disse...

E o cartaz do filmeco? Com quem será que o Amigo enchapelado do Rei está se comunicando? Com Deus, decerto... Haja mistificação!