quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Piauí sedia Fórum dos Secretários de Cultura

Sônia Terra e o presidente do Fórum Nordeste
Márcio Meirelle. Foto sem crédito.
.

O Piauí vai sediar amanhã, 27, e depois de amanhã, 28, no Auditório do Luxor Hotel, no centro de Teresina, o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste. A presidente da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC Sônia Terra irá recepcionar secretários dos Estados do Nordeste para debater sobre as experiências dos estados na área. Já estão confirmados a participação do Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Um dos destaques do encontro será a discussão a respeito dos Sistemas Nacionais e Estaduais de Indicadores e Informações Culturais com o secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura – MinC José Luiz Herência. Cada Estado apresentará os avanços no levantamento dos indicadores de Livro e Leitura da região Nordeste. Na oportunidade serão debatidos temas de políticas públicas para as artes cênicas com a participação de um representante da FUNARTE.
Na pauta do fórum ainda estão previstas as discussões sobre o Plano de Desenvolvimento com o representante da SUDENE, o Sr. Guilherme Rebouças, que irá apresentar as políticas do órgão dentro da linha que as secretarias estão atuando. Na ocasião será discutida a organização de um Seminário para a efetivação do Plano de Desenvolvimento da região Nordeste, este evento está previsto para acontecer no dia 22 de setembro.

Ainda estão previstas na pauta de discussões do Fórum, o posicionamento do Nordeste em relação à pauta nacional como: a tributação da cadeia produtiva de economia da cultura; micro-empreendedor individual, super simples, regulamentação de profissionais da cultura e o direito autoral/propriedade intelectual.

Além disso, o Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), apresentará os resultados de Indicadores para o Plano Estadual do Livro e Leitura (NE) solicitado na última reunião.

Tendo como meta unificar as ações culturais da região e criar um intercâmbio entre os estados, o Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste foi criado no começo em 2007 e presidido por Sônia Terra no biênio de 2007 e 2008. As reuniões do Fórum - presidido pelo Secretário da Cultura da Bahia Márcio Meireles - acontecem bimensalmente, sendo que a ultima foi realizada em Fortaleza (CE).

Nenhum comentário: