quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Kenard Kruel lança Torquato Neto em Brasília

Kenard Kruel. Foto de Renata Pitta.

Sob a coordenação dos poetas Marcos Freitas e Jorge Amâncio, o segundo Sarau Videoliteromusical será realizado no próximo 1º de setembro, terça-feira, às 19h, no auditório da BNB, 2º andar. Nesta edição, o poeta Antonio Miranda vai apresentar a poesia do uruguaio Roberto Bianchi que estará presente ao evento e recitará alguns de seus poemas. Serão relançados os livros Torquato Neto ou a carne seca é servida, do jornalista Kenard, e Demorô, de Paulo Kauim, lançado em Portugal. Anabe Lopes e Carlos Augusto Cacá, da Tribo das Artes, vão declamar suas poesias. E no programa musical estarão Tereza Lopes, Almicar Paré o grupo instrumental Chorico. A Rede de Semente do Cerrado também estará presente para uma noite de autógrafos. O livro Flores e Frutos do Cerrado, de Carolyn Proença, Rafael S. Oliveira e Ana Palmira Silva (Editora Rede de Semente do Cerrado, 2006), traz a beleza do cerrado em fotos, aquarelas de flores e frutos encontrados na reserva particular do patrimônio nacional Linda Serra dos Topázios, Cristalina (GO). Os poetas presentes ao evento poderão mostrar seus próprios poemas no quadro Poesia na Platéia.

PROGRAMAÇÃO.

Abertura: Marcos Freitas e Jorge Amâncio.

Homenagem a Torquato Neto - Leitura de Poemas de Torquato Neto.

Lançamento - Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida. Autor: Kenard Kruel.

Música - Chorico música instrumental com o melhor do choro brasileiro.

Poeta 1 - Roberto Bianchi por Antonio Miranda.

Poeta 2 - Roberto Bianchi por Roberto Bianchi.

Poeta 3 - Paulo Kauim - Demorô – . Autógrafos - Rede Semente do Cerrado -Flores e Frutos do Cerrado, de Carolyn Proença, Rafael S. Oliveira e Ana Palmira Silva.Música - Tereza Lopes e Almicar Paré – LUPERCIN’ART.

Poeta 4 - Anabe Lopes.

Poeta 5 - Carlos Augusto Cacá.

Encerramento

Participantes do 2º POEMAÇÃO

Roberto Bianchi - Poeta e animador cultural, ganhador de vários prêmios internacionais. Natural de Montevideo, Uruguai, editor e diretor do MC aBrace dedicada a edição, publicação, promoção e distribuição de obras culturais. Com uma vasta obra poética: Bordes (1992), Lugar em marcha (1993), Abro Montevideo (antologia), 1993, en La Habana, Esto es Cuba (poesia-ensaio 1995), Montevide-o-dios (1997), Los amores son arcos formidables (1999, bilíngue portugues-espanhol), Tracción a 4 poemas y uma cuerda. Brasília: Edições Pilar; Montevideo: Bianchi Editores, 2002.

Kenard Kruel - Nasceu em São Luís (MA). Bacharel em Direito, Licenciado em Letras Português e Inglês, presidente do Sindicato dos escritores do Piauí e da Associação Piauiense de Imprensa. É autor dos livros Torquato Neto ou a Carne seca é Servida (2001), Gonçalo Cavalcanti - o intelectual e sua época (2005), Djalma Veloso - o político e sua época (2006) e O. G. Rêgo de Carvalho - Fortuna Crítica (2007).

Paulo Kauim - Lançou na Trama Livraria, no Largo do Rato em Lisboa, Portugal, o seu último livro Demorô (editora Thesaurus - 2008) elogiadíssimo pela crítica nacional e internacional. Tem PG em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB). Tem poemas publicados em revistas, jornais e websites.

Anabe Lopes - autor_textos.php?id=17303 Formada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa pelo UniCeub, servidora do TCU onde coordena o sarau Quintas das Artes. É inédita em livro solo.

Carlos Augusto Cacá - Autor dos livros Fadas Guerreiras (poesia) e Máscaras (contos). Desde 1998, interpreta poemas em feiras, bares, teatros, cafés, bibliotecas, escolas, praças e mobilizações de trabalhadores. Atua nos saraus e na revista Tribo das Artes, desde 2000.

Carolyn Proença - Engenheira agrônoma e Ph.D. em botânica, curadora do herbário, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília.

Rafael S. Oliveira - Biólogo, Ph.D. em Biologia Integrativa, fotógrafo amador, professor da UNICAMP.

Ana Palmira Silva - Bióloga, mestre em botânica pela UnB, professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, consultora em Botânica e Educação Ambiental.

Jorge Amâncio - estreou como poeta no jornal Raça, do Movimento Negro Unificado (anos 80), tem poemas em dezenas de antologias e publicou Negrojorgen (Thesaurus, 2007)

Marcos Freitas tem oito livros publicados, participa de mais de 20 antologias e é editor da revista eletrônica emverso&pros@ e da coluna Verdeveredas .

POEMAÇÃO II SARAU VIDEOLITEROMUSICAL

No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília.

Dia 1 de setembro, de 19h às 21h.

Entrada Franca

Um comentário:

Karol disse...

Meus sinceros parabéns!!

E viva a poesia!! genero tão sublime!