domingo, 23 de agosto de 2009

De concreto só o uso do Gerúndio

Antônio Neto e Wellington Dias.
Foto sem crédito.

Claudia Tatiane Costa

O Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC, está liberando os recursos do último Edital do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura - SIEC, beneficiando com um total de R$ 1.750.000,00 projetos de cultura, nas áreas de música; artes cênicas; fotografia; cinema e vídeo; artes plásticas e artes gráficas; folcloree artesanato; pesquisa e documentação; literatura; patrimônio histórico, artístico e ambiental.

Sabendo da importância desses recursos para a cultura e economia piauienses a Secretaria de Fazenda se empenhou em agilizar a liberação da verba, que estava suspensa devido a crise econômica e a queda da arrecadação do Estado. Para a assinatura dos contratos, etapa quef inaliza o processo burocrático necessário para a liberação dos recursos, a FUNDAC está preparando uma solenidade em que pretende reunir, com a presidente Sônia Terra e o Secretário de Fazenda Antônio Neto, todos os responsáveis pelos projetos contemplados.

O Edital 2008 do SIEC teve um total de 109 projetos culturais inscritos dos quais 80 foram aprovados, superando em mais de 40% os Editais de 2005 e 2007, quando somente 64 projetos foram inscritos através do mecenato e pelo fundo de incentivo à cultura, respectivamente.

Entendendo a valorização da cultura como fator fundamental para o desenvolvimento da sociedade, o Governo do Estado, através da FUNDAC, vem, desde 2003, trabalhando no sentido de, entre outras ações, democratizar a cultura, valorizar e profissionalizar artistas, resgatar e preservar o patrimônio material e imaterial.

O SIEC é a Lei de Incentivo à cultura do Governo do Estado existente desde 1997 e, em 2004, passou por uma reformulação com o objetivo de desenvolver uma política cultural que tenha como foco principal a promoção, qualificação, capacitação e profissionalização do protagonista cultural, demonstrando compromisso em estimular e desenvolver as mais diversas áreas da cultura piauiense.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim. Poderemos realizar os Projetos, nã é bem assim, hoje passei na FUNDAC para assinar o Contrato e fui informada que erraram dois itens do Contrato que voltasse na quarta feira.
Saudações Teatrais
Reijane Dias

Kenard Kruel disse...

quarta-feira de que mês e de que ano, reijane dias? esse troço era para ter sido resolvido em janeiro do corrente ano. mas, como sempre, a sônia (IN) terra tudo... vem ai o festival do priquito inchado. fique de tocaia...