domingo, 22 de fevereiro de 2009

José Coriolano de Sousa Lima

José Coriolano de Souza Lima.

Caro Professor Dilson Lages Monteiro,

Através da Internet tomei conhecimento de está sendo preparada uma biografia do poeta José Coriolano de Sousa Lima.Sendo assim, apresso-me em prestar as seguintes informações:

Eu sou trineto do poeta pelo lado da minha avó paterna. O meu pai, Alexandre Sauly Mourão, foi um grande conhecedor das poesias do seu bisavô. Sabia de cor quase todas. Aprendeu através da sua mãe, neta do poeta, que o embalava recitando poesias ou cantando algumas que tinham sido musicadas. Quando adolescente, o meu pai, por acaso, descobriu os originais do livro Impressões e Gemidos, que estavam desaparecidos desde a publicação do primeiro volume, em 1870. Embora bastante danificados guardou-os por toda a sua vida.

Compulsei, juntamente com o meu pai, esses originais e identificamos 49 poesias inéditas, não publicadas nem na edição de 1870, nem na de 1973 (iniciativa do Governo Alberto Silva). O meu irmão Raimundo Nonato Mourão, recentemente falecido, que residia em Teresina, tentou junto à Academia Piauiense de Letras publicar todas as poesias disponíveis do José Coriolano. Após o seu prematuro falecimento, resolvi disponibilizar a obra do poeta na Internet. Assim, criei um blog cujo endereço é:


Nesse blog reproduzi a edição de 1870 e acrescentei comentários da edição de 1973 e as poesias inéditas, cujos originais estão em meu poder. Fico à sua disposição para quaisquer esclarecimentos e colaborar no resgate na grandiosa obra poética de José Coriolano. Atenciosamente, Ivens Roberto de Araújo Mourão. Fortaleza - CE.

ivensmourao@webcabo.com.br
ivensmourao@gmail.com

Nenhum comentário: