Dom Avelar Brandão Vilela.
Foto sem crédito.
Dom Avelar Brandão Vilela foi um dos arcebispos de Teresina mais adorado pela população do Piauí. Foi sagrado bispo em 1971 com apenas 33 anos e depois cardeal primaz do Brasil.
Ainda hoje sua imagem é lembrada por nós católicos do Piauí porque naquela época Dom Avelar deflagrou mobilização em favor dos pobres no Piauí.
Sob a orientação da minha saudosa mãe, Antonia Santos de Deus, tornei-me católico, devoto de São Francisco de Assis e sempre guardo na memória a passagem de Dom Avelar Brandão Vilela pelo Piauí.
Nas proximidades onde cresci (no Barrocão / Teresina) há uma entidade católica denominada União dos Moços Católicos (UMC), onde sempre, aos domingos é celebrada uma missa matinal. A visita de Dom Avelar naquele bairro pobre foi inesquecível... Não sei exatamente a data, mas nunca esqueci. Cresci com essa boa referência católica de Dom Avelar.
A rádio Pioneira de Teresina (ainda hoje uma das melhores AMs da Capital) foi fundada em 1962 pelo então Arcebispo de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela, que depois foi Cardeal Primaz na Bahia.
O jornalista Deoclécio Dantas escreveu um livro defendendo a difusão dos exemplos edificantes do bispo, denominada de "Dom Avelar, uma vida a serviço da paz".
Eu proponho que seja feito um mini museu sacro ou uma estátua para ser assentada na avenida Frei Serafim (a principal de Teresina), para juntar-se as existentes: de Petrônio Portella e Wall Ferraz, dois grandes líderes políticos do Piauí.
ISTO É PIAUÍ
Nenhum comentário:
Postar um comentário