quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Iolanda Carvalho

Divulgação.

A artista plástica Iolanda Carvalho realiza na zona rural de Teresina oficina de xilogravura para criança e adolescentes da região. O resultado do trabalho foi mostrado numa exposição organizada no ateliê de Iolanda Carvalho. Entre os resultados, além da xilogravura os alunos desfrutam de música clássica durante as aulas, o que tem contribuído para redução da execução do forró em bares da região porque os adolescentes se negam a ouvir.

Iolanda Carvalho está cheia de projetos para 2009, entre eles uma exposição individ ual, a primeira de sua longa carreira de mais de 15 anos de xilogravura; a organização de eventos com ilustradores nacionais e a elaboração de um projeto mais consistente no Hospital Areolino de Abreu, onde ela coordena um trabalho de inclusão afetiva através das artes.

A artista plástica participou, em Goiânia, do Encontro Nacional da Rede Arte na Escola, representando o pólo de Arte e Educação da Uespi, de onde é coordenadora.

Nas exposições que tem participado, Iolanda retrata a alegria presente no universo infantil e desperta no adulto o sentimento de que, além de cuidar da criança, deve também preservar e proteger a natureza e o mundo onde essa criança viverá. “As crianças precisam ser cuidadas, amadas, protegidas e respeitadas”, diz Yolanda.

Yolanda Carvalho foi escolhida para ilustrar o boletim da Fundação Jochpe e para este informativo ela fez xilogravura com as inscrições rupestres e os animais encontrados no sertão, algo que é bem presente na história e cultura do Piauí, para ilustrar o artigo “Como você decide o conteúdo que vai ensinar em artes”, que trata da experiência de desenvolver propostas curriculares em arte da Secretaria de Educação de Minas Gerais.

A artista também produziu xilogravuras para o artigo assinado pela professora titular da Universidade da Região de Joinville, Silvia Sell Duarte Pillotto, em que aponta os caminhos possíveis para a construção de uma proposta curricular em arte. O boletim tem uma tiragem de 23 exemplares, sendo distribuído para universidades de todo o Brasil. (I.C.)

Além da exposição em Goiânia, Yolanda Carvalho foi selecionada pela curadoria do Colege Arte para fazer parte do Circuito Internacional de Arte Brasileira, que este ano organizou a exposição de artistas do Brasil no Museu do Homem Dominicano, em Santo Domingo, na República Dominicana no período de 17 a 27 de novembro, e também no Museu de Arte de Londrina, no Paraná, no período de 10 a 31 de dezembro.

Iolanda Carvalho é Pessoa de Atitude!

Um comentário:

Rafaela Fontinelle disse...

eu como estudante de artes plasticas e adimiradora do trabalho de Yolanda Carvalho,e boa nordestina,entendo que colocar musica classica para os alunos apreciarem enquanto produzem não significa dizer,que os mesmos devem abdicar da sua cultura(forró),até porque a xilo tem como principais temas a cultura nordestina.atento a a autora da materia que esclareça:será que os alunos de yolanda carvalho não houvem forró nos bares porconta da influencia da artista,ou por estarem descobrindo outras formas de cultura?