terça-feira, 17 de maio de 2016

Cláudia Simone, filha do Sol e do Equador


Claudia Simone Oliveira Andrade nasceu em Teresina, em 1970. Filha de mãe cantora, ninguém menos que Bebel Martins, e irmã da cantora/compositora e humorista Netinha Piauí, Cláudia Simone traz no sangue e na cultura marcas definitivas e contagiantes da arte. Iniciou sua carreira aos 13 anos, acumulando, ao longo do tempo, vários talentos na alma. É cantora, poeta e bacharel em Direito (Formada pelo CEUT - em Teresina).
Estreou em 1991, cantando no Pacatuba, no projeto musical Geraldo BritoConvida.
Em 1994 abriu o show de Geraldo Azevedo para um público superior a 5.000 pessoas, em Fortaleza.
Em 1997 encantou com o show SOBRE TODOS OS SONS DA NATUREZA, oportunidade em que lançou o livro com o mesmo título, junto ao livro OS SINOS QUE DOBRAVAM EM SILÊNCIO, de Marleide Lins de Albuquerque, sua produtora. Este trabalho foi prestigiado em Brasília, recebendo elogios da critica do Correio brasiliense. Um de seus poemas foi publicado pela GRAMÁTICA SARAIVA/2000, indicado a rede particular de ensino do 2º Grau. Durante esse período participou de diversos show em homenagem a Elis Regina, evento realizado anualmente por João Vasconcelos.
Em dezembro de 2000, lançou o primeiro CD, A QUINTAESSÊNCIA, produzido por Marleide Lins. Ainda em 2000, faz o show MULHERES PLURAIS, tendo a participação especial de sua mãe Bebel Martins, também produzido por João Vasconcelos.
Em 2001, gravou duas faixas do CD “Pedindo um tom” de Fatima Castelo Branco, produzido por Marleide Lins de Albuquerque.
2005 publicou o Conto “A Quintessência" e com esse conto foi a única mulher premiada no Concurso Publique da FUNDAC, 2009 – Participou da “Antologia das Escritoras Piauienses” e foi co-produtora do Livro “Elas Escrevem, Elas Inspiram” – organizado por Marleide Lins, com escritoras contemporâneas do Piauí).
Cláudia Simone através de uma performance impecável consegue preencher todos os espaços, do palco até a emoção de quem assiste. Ouvi-la é penetrar no inusitado a partir de nossas próprias emoções. Percebe-se, de imediato, uma interação com a sua época. No palco sua entrega é plena, como assim o é, em feedback, a nossa. Somente um recorte de críticas e sensações faria este documento histórico exprimir a autenticidade da sua arte e de sua crítica. Como cantora sua performance é impecável em suas interpretações perfeitas, ela consegue preencher todos os espaços do palco, atingindo em cheio o coração da platéia. Com apresentações que mesclam música e poesia, Cláudia desliza de um gênero a outro desvelando o melhor de ambos” – palavras de críticos, diretores de Teatro e produtores como Arimatan Martins, João Vasconcelos, Manoel da Cruz Nascimento e Anna Kelma Gallas:
Arimatan Martins diz “A meu ver e ao meu ouvir Cláudia S. é a mais pura expressão da modernidade na música popular bem feita no Piauí. Ela é a interprete do que há de melhor em nossos compositores. Excelente performance no palco como não se ver toda hora ”.
Sobre a sua cênica frisa o produtor, conselheiro e diretor do Theatro 4 de Setembro Joao Vasconcelos: “ela é o diferencial, sua noção de palco, onde ela canta e interpreta com ALMA, deixa o público magnetizado. Sua performance de estrela é tudo”.
“Cláudia Simone imprime sons e tons entre o grave e afinados solfejos, uma voz no centro de um furacão ” discorre Manoel Da Cruz Do Nascimento Da Cruz Nascimento sobre sua visceralidade musical.
Para finalizar esse mosaico, com a palavra, Anna Kelma Gallas “Se o CD A QUINTAESSÊNCIA surpreende pela sua vitalidade, em parte, pela escolhas de composições vigorosas, assinadas pela mais nova e criativa geração de compositores pops de Piauí, também causa grande impressão aos sentidos pela força interpretativa de Cláudia Simone. Ela impregna cada composição de energia, carregando cada naipe de “alma”, o soul de que tanto gosta. Surpresa e prazer marcam esta audição. Cláudia é a autêntica representante de uma geração que levou às últimas consequências a necessidade de superar os limites entre o teatro, a literatura e a música”.
Produtora do Projeto Canta Piauí gravou 15 DVD’s de compositores e intérpretes piauienses. Lançou a 1ª Coletânea / 2009 com: Netinha Piauí, êita Píula, José Coelho RoraimaEdvaldo Nascimento, e “A Ópera dos Malungos (com os Irmãos: Feliciano Bezerra, Dimas e Assis Bezerra) e a 2ª Coletânea do Projeto com: Os Olivêra, Cláudia Simone, Geraldo Brito,Rubens De Figueiredo Figueiredo e Chagas Vale.
Em seu DVD “Literato Cantabili”, faz uma homenagem ao poeta multi-mídia Torquato Neto.
Residiu por uns tempos no Rio de Janeiro e, de volta, trabalha, no momento no Projeto Música Para Todos.
Está no livro Música Piauiense - de A a Z, a ser lançado em breve pela Editora Zodíaco. Com fé, esperança e amor.

Nenhum comentário: