Da Costa e Silva, autor do Hino do Piauí
By Albert Piauí
É fato que um povo que não conhece sua história está condenado a repetir as aberrações que nela já aconteceram. Hoje, Dia do Piauí, publicam e tocam intensa e ufanisticamente o Hino do estado. Mas NINGUÉM informa um Crime Gravíssimo: a letra do Hino, do poeta Da Costa e Silva, teve toda uma estrofe, a que era a terceira, CENSURADA E SUPRIMIDA por ser "panteísta" e, portanto, não católica!!! Vejam a estrofe, que devia ser reposta na letra:
"Prolifica no pasto o rebanho
Arde o fogo sagrado do lar
Brota o pão nas labutas do amanho
Por milagre de um Deus tutelar".
(Fonte: SOUZA, Paulo Gutemberg de. História e identidade: as narrativas da piauiensidade. Teresina: EDUFPI, 2010).
Como se não bastasse, "refazedores" da história têm tido, de seus gabinetes refrigerados, a tétrica ideia de CENSURAR MAIS UMA VEZ O POETA, suprimindo do Hino a atual terceira, sempre a terceira!!!, estrofe, que começa com "Desbravando os campos distantes..." Dizem que aí o poeta faz apologia dos crimes dos bandeirantes, descontextualizando-se, burramente, o momento histórico em que viveu Da Costa e Silva. É o mesmo que os PeTralhas estão querendo fazer com Monteiro Lobato. NÃO!!! CENSURA NUNCA MAIS!!!
Não é à toa que ATUALMENTE um canal de televisão se acha PROIBIDO de mencionar um senador da República, integrante da oligarquia que infelicita este estado há séculos. A história, aqui na Fazenda Piauí, apenas continua... NÃO!!! CENSURA NUNCA MAIS!!!
Aguenta, Terra Querida!!! (Airton Sampaio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário