quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Café com Albert Piauhy

Janice Batista e Mariza, mãe de Albert Piauí.

Janice Batista

Hoje, aconteceu o Café com o Albert Piauhy, candidato a vereador de Teresina, certamente um bom e necessário pretexto para o encontro político; também poderia ser chamado de encontro com amigos, para quem ele pôde defender suas propostas. Entretanto, para tirá-las do papel, precisa de votos, haja vista que, em nosso País, não se ganha fácil uma eleição sem pedir votos, sem uma boa estrutura, muita mídia, e muita grana, entre outros. Mas o Albert não tem nada disto. Ele tem dez propostas, como disse em outra ocasião, bem elaboradas. Ele não as enfeita, ele não pede dinheiro, só pede que as pessoas as abracem tanto quanto ele. Quem o conhece sabe que está sendo coerente com seu histórico de vida. Conheço-o há mais de vinte anos, e hoje, ouvindo-o defender sua proposta, pude observar sua coerência exposta em dez propostas bacanas, as mesmas que defende desde sempre. Renova-se sua atitude de não mais “correr atrás” da burocracia excessiva, seu eterno algoz, que às vezes facilita coisas que vão “do nada para lugar nenhum” e nem sempre traz benefícios à comunidade-alvo, ao tempo em que barra sonhos possíveis de quem quer torná-los realidade, mas sim tentar ser sua própria burocracia, lutar a seu lado, para, quem sabe ─ “dentro dela”, ou melhor, deste modo, ─ poder dar “seu pitaco”, e ser atendido, e fincar sua bandeira com a frase que é a sua cara: “Não existe, em nenhum lugar do mundo, povo forte sem uma cultura forte”. 

Albert Piauí no meio de seu eleitores.

BANDEIRAS DE LUTA

Mais uma vez estou aqui. Desta vez, para divulgar algumas das minhas bandeiras de lutas. Bandeiras que defendo como candidato a vereador e que defenderei como vereador eleito. São dez propostas que, resumindo, é isso: “Não existe, em nenhum lugar do mundo, povo forte sem uma cultura forte”. 

Quero dizer que tudo que defendo agora faz parte do meu histórico como ente atuante no cenário do Piauí. Acho que podemos ser grandes e ter orgulho de ser piauienses. Mas isso nunca vai acontecer se continuarmos a ter desprezo pela inteligência. Temos, do erudito ao popular, que respeitar os nossos artistas, colocando-os no mais alto pedestal da glória. Com você, a palavra. Ou, pensando melhor, o voto.

1. Criação da Secretaria Municipal de Cultura - Nenhuma sociedade se desenvolve plenamente sem uma política consistente para a arte e a cultura. Teresina chegou ao terceiro milênio deficitária em instituições fundamentais para o seu fortalecimento social, como escolas de arte, museus, bibliotecas, cinemas, teatros e centros culturais. A criação de uma Secretaria Municipal de Cultura é o passo inicial para que se mude tal realidade.

2. Criação da Secretaria Municipal de Turismo - Não existe cultura sem turismo, nem turismo sem cultura. É preciso valorizar, apoiar e disseminar iniciativas como o Salão do Livro do Piauí, o Salão Internacional de Humor do Piauí, o Festival de Teatro Lusófono, o Festival de Monólogos, o Festival de Cinema e Vídeo, o Encontro de Bumba Meu Boi, e o Salão Municipal de Artes Plásticas, além das novas que certamente serão desenvolvidas, e para tanto a criação de uma Secretaria Municipal de Turismo se revela estratégica.

3. Praça das Artes - Complexo com oito prédios, todos convergindo para uma praça, em forma de um octógono. Cada prédio sediando uma escola, nas linguagens Artes Plásticas, Artes Gráficas, Teatro, Dança, Cinema, Música, Circo e Literatura. A Praça das Artes visa à formação de artistas, processo estimulado em ambiente propício ao relacionamento e à produtiva interação entre os estudantes das várias linguagens.

4. Catalogação das Manifestações artísticas e culturais da cidade - Mapear e catalogar artistas e manifestações culturais de Teresina e, com base nessas informações, desenvolver políticas públicas para a arte, para a cultura e para a educação.

5. A escola como centro aglutinador e Irradiador de arte e cultura - Os bairros de Teresina não possuem escolas de arte, bibliotecas, cinemas, teatros e galerias de arte. Mas todos contam ao menos com uma escola pública. O objetivo é dotar tais escolas de condições físicas e técnicas adequadas ao ensino e à difusão da arte e da cultura em seu espaço de atuação. 

6. Museu de Arte Contemporânea - Teresina chegou ao terceiro milênio sem um museu de arte contemporânea, ambiente indispensável à difusão das produções artísticas locais, nacionais e internacionais, educando o espírito e o olhar do nosso povo. É imperiosa a adoção dessa alternativa.

7. Museu da Pessoa Teresinense - Museu para registrar através de documentos, objetos, áudio, vídeo e fotografias a vida e a história das pessoas de Teresina, mantendo viva, para a posteridade, a memória da cidade.

8. Calendário de Eventos Culturais - Elaborar o calendário anual dos eventos artísticos e culturais de Teresina e divulgá-lo em todas as mídias disponíveis, nos idiomas português, inglês e espanhol, através da Secretaria Municipal de Turismo.

9. Praça do Humor - Converter a Praça Ocílio Lago, no Bairro de Fátima, em um complexo cultural de lazer assistido. Um espaço que abrigará gibiteca, biblioteca, cinemateca, pinacoteca, teatro e escolinha livre de artes plásticas, dotado de monitores para receber e orientar crianças, jovens e demais interessados.

10. Cine Rex - Desapropriação e compra do Cine Rex, devolvendo para a cidade de Teresina a sua mais tradicional casa de exibição de filmes.

ALBERT PIAUÍ / VEREADOR DE TERESINA / 65 444

2 comentários:

Anônimo disse...

Pq ele não foi eleito?

Kenard Kruel disse...

porque não teve votos suficientes.