quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Genu Moraes: um casarão de histórias

Indicados pelo Édson, pelo concièrge do Gran Hotel Arrey e também professor de Turismo na cidade! (estão vendo porque ele mudou nossa sorte em Teresina!) fomos conversar com a simpatissíssima Dona Genu Moraes!
Chegamos ali ignorantes à história do Piauí e da própria vida de Dona Genu. Com algumas perguntas soltas começamos a entrevista. Após alguns minutos e com a ajuda do jornalista Kenard, co-autor de um livro sobre a história do pai de Dona Genu, os detalhes de sua incrível trajetória de vida foram surgindo através de uma conversa bastante descontraída. Dona Genu nasceu em 1927 e era filha de Eurípides de Aguiar, um influente político regional que foi deputado, governador e senador do Estado do Piauí, além de ter sido um dos fundadores e líder influente da antiga UDN (União Democrática Nacional, partido de oposição a Getúlio Vargas).

Sr. Eurípedes era desafeto de Vargas e o presidente, quando em visita à Teresina, ao ter feito um convite para conhecê-lo. Entretanto, nos contou Dona Genu que Vargas ouviu uma irônica recusa, ato extremamente corajoso dado o cenário político da época!! Dona Genu era uma mulher realmente a frente de seu tempo. Ainda jovem e na época residindo em São Luís (MA) foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão e anos depois fora convidada a conduzir um programa em um extinto canal de TV. Jornalista carismática e influente, ela se enveredou pela política assim como seu pai, com diversos cargos ligados ao governo do Estado e sendo hoje a ÚNICA pessoa ainda viva dentre os membros ativos da UDN!!! Ficamos mais de 3 horas tendo uma verdadeira aula (principalmente dos anos 50) de alguém que de fato viveu essa história do país e que contava sobre Juscelino (que era como ela se referia ao ex-presidente Juscelino Kubitschek) com muito charme e humor, com estórias como se fosse um amigo da infância! Ah, e sem falar que a conversa foi acompanhada de café e biscoitos carinhosamente oferecidos por dona Genu em sua casa que é um verdadeiro museu vivo – com peças usadas por seus pais e ainda conservadas por ela!

Ao final da entrevista ainda descobrimos que as histórias de Dona Genu e da Dra. Nièdi Guidon (que conhecemos na Serra da Capivara) estavam juntas em um livro que as colocava dentre 10 mulheres de grande destaque na história do Piauí! E nós tivemos a honra de poder conhecê-las pessoalmente e entrevistá-las!!

conheça os autores e mais detalhes da aventura clicando aqui...

Nenhum comentário: