domingo, 3 de junho de 2012

Faculdade de Direito do Piauí

Interventor federal Lemos Cunha.

João Borges Caminha
Ex-aluno da antiga Faculdade de Direito do Piauí.
Advogado. Professor de direito aposentado da UFPI.
Membro da ACALE.

Como veterano da antiga FADI da Turma de Formandos de 1968, não foi possível resistir à convocação do espírito para participar das festividades dos 80 anos de sua instalação. Irmanados a essas comemorações promovidas pela Universidade Federal do Piauí e Departamento de Ciências Jurídicas - DCJ, recuamos um pouco na história para registrar alguns antecedentes, que, também, serviram de causa e embrião à criação da primitiva e única Faculdade de Direito do Piauí em 1931, como célula mater dos cursos jurídicos de nossa terra. Para ilustrar melhor a efervescência do movimento popular e da elite local pela criação do ensino jurídico e consequentemente da desejada implantação da Universidade Federal do Piauí, abordar-se-ão, neste trabalho, além de outros fatos, episódios interessantes protagonizados por nossa turma de concludentes.

I. ANTECEDENTES

1. Nesse período que antecede a criação do Tribunal de Justiça do Piauí (1891) e da antiga Faculdade de Direito do Piauí (1931), contavam-se nos dedos os advogados piauienses ou aqui residentes, formados, evidentemente, no exterior ou em Olinda, Recife, Salvador e São Paulo, no Brasil, atendendo a que não havia nenhum ensino ou curso jurídico em terras piauienses.

2. Dez anos antes de serem criadas as vagas de Juiz-de-Fora em Campo Maior e Parnaíba, ou seja, em 1801, formou-se em direito o primeiro advogado piauiense, dr. Miguel Borges Leal Castelo Branco, na Universidade de Coimbra (1778-1844), sendo aproveitado, incontinenti, para juiz. Em seguida (1811) formou-se, também, na Universidade de Coimbra o piauiense Ovídio Saraiva de Carvalho (1780 -1852), de onde não mais voltou. O Dr. Casimiro José de Morais Sarmento (1813 -1860) foi o primeiro piauiense a doutorar-se em direito em 1840 e exerceu a profissão em Oeiras, por dois anos, indo advogar depois em Recife. Foi presidente das províncias do Rio Grande do Norte e Ceará, além de escritor emérito.

3. Pela mais nova, dentre as mais velhas sistemáticas de organização Judiciária para o Piauí, subordinada ao Maranhão e adotada a partir de 1777, serviam de procuradores, por absoluta inexistência de bacharéis em direito, algumas pessoas eruditas do quadro de funcionários públicos do governo, oficiais das milícias e sacerdócio.

4. Com efeito, à semelhança das outras capitanias, províncias ou estados, à medida que cresciam os agrupamentos humanos e suas relações recíprocas, aí se instituiu um órgão julgador, ou Justiça Ordinária, apesar de precária ou rudimentar. De início, a justiça (ou injustiça), no território onde seria fundado o futuro estado do Piauí, era concebida e aplicada pelos latifundiários, sesmeiros, quase sempre, potentados, por meio de arbitragem ou simulacro desta. Para cá transpuseram, em seguida, a figura do vereador, presidente do Senado da Câmara da vila, funcionando como juiz e distribuidor, a que o sistema de antanho denominou de Justiça Ordinária, com apelação para a Relação da Bahia. Do Maranhão, como simulacro de justiça, nos impuseram a figura do Ouvidor, em 1723, com apelação para este e recurso extraordinário para a Relação da Bahia. Por esse tipo de organização judiciária, herdada do Maranhão (e consequentemente de Portugal), substituíam os advogados funcionários do governo, oficiais das milícias, da reserva e sacerdotes.

5. A carência de pessoas capazes e habilitadas ao exercício da justiça e da advocacia, durante todo o século XIX e até meados do XX, forçou a escolha de substitutos de advogados através da outorga de PROVISÕES, mediante prova de habilitação realizada por juízes ou tribunais. Na época, esta faculdade de distribuir a justiça, cabia, também, a funcionários aposentados e oficiais reformados. Entre outros, no século retrasado (XIX) e no passado (século XX), tivemos autodidatas, verdadeiros profissionais do direito, da estirpe de Lívio Lopes Castelo Branco (1813-1869), capitão Francisco Alves do Nascimento, tenente-coronel João José Pinheiro (1844-1901), Pedro Alcântara de Sousa Brito, Hipólito Reis (Oeiras), José Gil Barbosa (Altos), Conrado Amorim (Barras) e tantos outros, que enalteceram a justiça piauiense por sua cultura e dedicação. 

6. Esse modo singular, peculiar, medievo e ainda meio feudal de dirimir conflitos urbanos e rurais perdurou até quase nossos dias, só tendo sido, substancialmente, alterado com a instalação no dia 01 de outubro de 1891, do nosso Egrégio Tribunal de Justiça do Piauí.

7. Em artigo de 8 e 9 de agosto de 1971, sobre “Advocacia no Piauí”, o consagrado advogado Celso Pinheiro Filho informa que não havia oferta para se viver aqui exclusivamente da advocacia. Mais de 90% (noventa por cento) dos formados eram funcionários públicos, de empresas estatais, particulares ou políticos. Não havia togados, sequer, para o preenchimento de vagas de juízes, uma vez que os poucos bacharéis piauienses, egressos, geralmente, de Olinda, Recife ou mesmo de Coimbra, eram logo absorvidos na política ou naquelas outras profissões ou atividades.

8. Era, pois, urgentíssima a necessidade de implantação do ensino jurídico no estado visando à formação integral de bacharéis em direito. Profissionais esses que se destinariam ao suprimento da oferta geral do foro quanto ao acesso à justiça, preenchimento de vagas nos juizados, tribunais, procuradorias, defensorias, autarquias, empresas estatais, magistério jurídico e tantos outros cargos privativos da classe dos advogados, por sua absoluta indispensabilidade à justiça (C.F. art.133). 

9. Por isso, um trabalho bem ordenado e completo sobre o Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí, além de influentes antecedentes, deve incluir sua história inicial, passando pela criação da UFPI até nossos dias. Portanto, Incluir-se-á no âmbito dessa matéria a criação da antiga FADI, em 1931, relação dos professores fundadores, conclusão da primeira turma em 1936, movimento universitário para criação da Universidade Federal do Piauí – UFPI e conclusão da primeira e última turma da UFPI.

II CRIAÇÃO DA ANTIGA FADI

10. Recorde-se que a atual Universidade Federal do Piauí-UFPI é filha legítima da antiga Faculdade de Direito. Os primeiros arautos a favor de sua criação foram Heráclito de Sousa e Leopoldo Cunha, que obtiveram apoio de destacadas autoridades e do público, através de pronunciamentos que faziam no jornal “O Estado do Piauí”. Depois de quatro proveitosas sessões, criaram-na no dia 14 de janeiro de 1931, mediante contrato celebrado por Daniel Cunha com o Estado do Piauí, sendo interventor federal o capitão Joaquim Lemos Cunha. Esta almejadissima instituição de ensino superior (I.E.S) foi instalada solenemente em 14 de abril daquele ano, com a denominação de Faculdade de Direito do Piauí, na antiga Câmara Legislativa, na Praça Marechal Deodoro, conforme noticia, também, Gervásio Santos Kenard Kruel em História do Piauí, p. 301, Zodíaco, Teresina, 2009. Surgiu como instituição de ensino superior particular, em seguida ficou estadual e depois federal. 

11. Na década de trinta do século passado, o administrador da Faculdade de Direito do Piauí tomou o título de diretor e não de reitor. Seu primeiro diretor foi, pois, o desembargador Francisco Pires de Castro, vice-diretor Simplício de Sousa Mendes e secretário José de Andrade Sérvio, eleitos pela Congregação da Faculdade, que era seu órgão colegiado máximo, formado por todos os professores da novel instituição.


III. PROFESSORES FUNDADORES


12. Os professores fundadores da Faculdade de Direito – FADI e que constituíram o seu primeiro corpo docente em 1931 foram dezoito, a saber: Gonçalo de Castro Cavalcanti, Cromwell Barbosa de Carvalho, Daniel Paz, Luis Mendes Ribeiro Gonçalves, Mário José Batista, Giovani Costa, Leopoldo Cunha, Francisco Pires de Gaioso e Almendra, Cristino Castelo Branco, Simplício de Sousa Mendes, Antônio José da Costa, Francisco Pires de Castro, Ernesto José Baptista, Higino Cunha, Walmor Abreu, Pedro Borges da Silva, Raimundo de Brito Melo e Álvaro Ferreira. 

13. Em virtude de renúncia do atual diretor e vice-diretor, na época, foram eleitos no dia 1º de julho de 1931, para os mesmos cargos, Daniel Paz e Joaquim Vaz da Costa, respectivamente. A aula inaugural do curso de direito de 1931, da velha Salamanca, como se passou a chamar, carinhosamente, foi proferida pelos professores Joaquim Vaz da Costa, da cadeira de Introdução à Ciência do Direito e Mário José Baptista, da cadeira de Economia Política e Ciências das Finanças, ambas da primeira série do curso.


14. Até então (1931-1932), os gastos que possibilitavam o funcionamento regular da Faculdade de Direito corriam por conta dos professores fundadores. Contudo, o enorme desequilíbrio financeiro verificado entre arrecadação e encargos obrigou os fundadores a procurarem recursos junto ao governador do Estado, sob pena de fechamento do curso. Acolhendo a justa proposição, o governador do Piauí assinou o Decreto nº 1471, de 26 de agosto de 1932, que declarou a Faculdade estabelecimento de ensino superior do estado, assumindo, também, o seu custeio e manutenção.

IV. COLAÇÃO DE GRAU DA PRIMEIRA TURMA DE DIREITO 

15. Em 1935, ocorreu a formatura da 1º Turma do Curso de Direito, integrada por dezesseis alunos todos do sexo masculino, tendo a maioria colado grau no dia 27 de junho de 1936, após o seu reconhecimento oficial e definitivo. Pela ordem alfabética foram eles, Anízio Martins Maia, Antônio Martins Filho, Alberto Brito de Resende Veras, Ausônio Neoséculo Carneiro da Câmara, Benedito Fonseca e Sousa, Clemente Honório Parentes Fortes, Clodoaldo Cardoso, Heráclito de Sousa, João Clímaco da Silveira Filho, João Martins de Morais, João Soares da Silva, João Viana de Carvalho, Luis Lopes Sobrinho, Ney Ferraz, Nelson Cruz e Tirso Ribeiro Gonçalves.

16. Os bacharéis João Clímaco da Silveira Filho, Alberto Brito de Resende Véras e Luis Lopes Sobrinho colaram grau individualmente, nos dias 20 e 31 de dezembro de 1935 e 9 de janeiro de 1936, respectivamente. Anteciparam aos demais por força de mandados de segurança, que impetraram visando ao exercício imediato da advocacia e permitir suas inscrições em concursos públicos que se realizariam no estado do Maranhão. Foi paraninfo da turma o desembargador, professor José de Arimatéa Tito.

17. A semelhança do que escrevi quando da comemoração dos 70 anos da antiga Salamanca Piauiense, Gervásio Santos Kenard Kruel informa que a “Faculdade de Direito do Piauí, contando com professores os mais gabaritados, dotada de excelente qualidade curricular, tinha entre os seus bacharéis líderes de maior renome nas atividades públicas e na produção intelectual piauiense. Não havia evento social de amplitude política, econômica ou cultural sem a participação efetiva daquele educandário”.

V. MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

18. No intróito deste artigo, informei que apresentaria alguns episódios protagonizados pela turma de concludentes de 1968, da qual fui integrante, sob a forma de contribuição ao movimento em prol da criação da Universidade Federal do Piauí, em marcha efervescente durante todo o curso superior. O primeiro desses episódios se refere à contribuição dada pela Turma de 1968 em prol da criação da Universidade Federal do Piauí.

19. Os estudantes da antiga Faculdade Federal de Direito – FADI, através de seu Diretório Acadêmico “JOÃO III’, fizeram fortes campanhas a favor da pronta instalação de nossa atual Universidade. A esse respeito recordamos trechos de uma conclamação de nossa representação, de minha lavra, em Natal (RN), no I SEMINÁRIO UNIVERSITÁRIO DO BRASIL (SUB), convocado pelo DIRETÓRIO NACIONAL DE ESTUDANTES (DNE), presente o Ministro da Educação, sobre debates dos problemas da comunidade nos dias 4, 5, 6 e 7 de maio de 1967, especificamente acerca do ENSINO no Piauí, cujos principais termos vão abaixo transcritos. 

20 “..Com relação a Cursos Superiores, temos três estabelecimentos isolados, em Teresina (PI), em franco funcionamento, cuja origem e formação já foram definidas pelos colegas de bancada, sendo a Faculdade de Direito, com 167 alunos, Odontologia com 87 e a Faculdade Católica de Filosofia com 163 alunos, matriculados no corrente ano....Os Poderes Públicos, os Estudantes e o Povo em geral do Piauí, constituindo uma viva e intrépida força, agora pugnam intremulamente pela fundação da Universidade....Estamos dispostos a criar em nosso Estado o dia da ‘UNIVERSIDADE DO PIAUÍ” e nessa oportunidade de tão magnânimo e proveitoso conclave, lançamos um convite aos líderes estudantis universitários da região Norte-Nordeste, nossos co-irmãos, a participarem deste importante acontecimento que marcará época na história do Piauí....Conclamamos, igualmente, os prezados colegas universitários ora reunidos para debaterem os problemas da classe, no sentido de seu apoio com uma Moção de Solidariedade em prol da criação da Universidade do Piauí, que integrada às vossas fileiras fortalecerá cada vez mais os ideais de solidariedade da classe e proporcionará mais uma coluna de paz na defesa dos interesses nacionais”.

21. Também, sobre o assunto, recordamos trecho de um artigo de autoria deste escrevinhador, de 26.10.1968, representando os Universitários, nos seguintes termos: ...Muitos problemas existem no Estado exigindo nossa cooperação. Com relação à Universidade, faz-se mister uma campanha de mobilização dos universitários no aceleramento dos trabalhos de sua instalação para que não digam que os estudantes são os menos interessados na causa, vez que os poderes públicos nela já se encontram engajados. Aí está a corrida na escolha do REITOR...É preciso que o corpo discente e docente formulem sugestões válidas, tendo em vista que eles constituem a estrutura social da Universidade....” 
22. O outro fato episódico é para recordar e testemunhar a nossa gratidão por ter tido professores como Benjamim do Rego Monteiro Neto, Celso Barros Coelho, Darcy Fontenele de Araújo, Edgar Nogueira, Ely Sobral, Geraldo Majela, José Eduardo Pereira, Paulo de Tarso Mello e Freitas, Robert Wall de Carvalho e Wilson de Andrade Brandão. Nosso paraninfo foi o professor, desembargador Robert Wall de Carvalho. A turma tomou o nome do professor José Eduardo Pereira e como homenageado especial o professor e desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas. Os nomes e as virtudes desses consagrados docentes do direito devem ser recordados sempre como símbolos de honradez e arautos da cultura jurídica piauiense, razão por que devem ser lembrados e perpetuados na revista comemorativa dos 80 anos de instalação da velha ‘SALAMANCA’

23. Foram concludentes da Turma de 1968, Antônio Borges Nunes, Arlene Elvas de Sá, Augusto Falcão Lopes, Bernardino Soares Viana, Egydio Osório Porfírio da Mota, Felix Leite Pessoa, Francisca da Silva Teive, Joaquim da Silva Machado, João Borges Caminha, José Maria Medeiros, José Soares de Albuquerque, Luiz Carlos Guimarães Barbosa, Luiza Marlene Gomes Eulálio Nunes, Manoel de Barros e Silva, Maria Elizabeth Napoleão Medeiros, Maria de Jesus, Mário dos Reis Maia, Matilde Maria Rezende, Melquisedeque de Castro Viana, Walmir Ribeiro de Carvalho e Werciley Moreira Viana. Do nosso conhecimento, Deus chamou ao seu convívio celestial os seis colegas de turma, Antônio Borges Nunes, Bernardino Soares Viana, Egydio Osório Porfírio da Mota, José Maria Medeiros, Walmir Ribeiro de Carvalho e Werciley Moreira Viana. Que Deus os tenha e guarde no seu plano celestial ao lado de anjos e santos.

24. Este escrevinhador fazia parte da diretoria e era o Representante ao Congresso no Diretório Acadêmico “JOÃO XXIII” e Tesoureiro Geral do chamado Fundo Geral de Formatura de Bacharelandos da Faculdade de Direito do Piauí (FADI), em 1968. As festividades de colação de grau custaram, na época, conforme Balancete de Verificação do Fundo supracitado, de 31.12.1968, cópias de notas e recibos, Ncr$4.712,00 (quatro mil, setecentos e doze cruzados novos).

25. O orador oficial da Turma de 1968 foi o ex-colega Bernardino Soares Viana, escolhido unanimemente entre os colegas. Tratado por Bina, era um amigo leal, sincero e competente, que Deus chamou, muito cedo ainda, ao seu convívio celestial. Aqui na terra além de outros cargos, foi funcionário da carreira administrativa do Banco do Brasil, presidente do ex-Banco do Estado do Piauí, suplente de senador e senador da República. Bina na solenidade de nossa colação de grau em direito proferiu, sugestivo, inovador e comovente discurso, sob o epíteto de “Direito de Desenvolvimento”.

26. Dentre outras passagens do seu austero e bem burilado discurso, anotamos as seguintes: No mundo atual, causa repulsa e indignação deixarem os poderosos comunidades inteiras sofrerem os males da pobreza e privarem-se dos bens e serviços que a pobreza oferece”. “..O direito, segundo Stammler, não é mais do que o modo pelo qual os homens realizam, em comum, a sua luta pela existência. Mas nós do Piauí, que ainda não conseguimos transpor as barreiras do “círculo vicioso da pobreza”, “temos aceitado essa condição passivamente, sem lutas e sem que, ao menos, tenhamos o diagnóstico dos males que nos afligem. Este trabalho, apresentado no dia de nossa colação de grau, tem por objetivo reafirmar o dever dos piauienses, principalmente daqueles com entendimentos mais profundos das coisas, os que enveredam pelos labirintos sinuosos da ciência jurídica, os que detêm uma parcela do Poder Público sob seu controle, de alimentar e defender uma filosofia de luta contra o estado de pauperismo em que vivemos até agora”.

27. Ao tratar da distribuição de rendas no Piauí, no ano de nossa formação, dizia o nosso estimadíssimo Bina: “....A renda “per capita” é a mais baixa do país. Representa 62% da renda do Nordeste, 38% da renda do Brasil e a sexta parte da renda de São Paulo. E os habitantes dos vales do Gurgueia e Uruçui Preto sobrevivem”... Do ensino superior em nosso estado disse: “cerca de 50% da matrícula no ensino superior (que representa menos de 2% da população escolar) é constituída por alunos de Direito e Filosofia, que subtraem as parcas verbas necessárias à formação dos engenheiros, geólogos, químicos, agrônomos, físicos, economistas, sociólogos, etc.”. Criticou os ordenados dos professores da Faculdade de Direito, atrasados em até 9 meses e que, nem por isso, deixavam eles de dar aulas.

28. Sobre alguns professores da antiga FADI, disse: “ROBERT WALL DE CARVALHO é figura das mais destacadas nos meios jurídicos e sociais de nossa terra, ressalta-lhe o valor de ser um dos juízes mais probos e honrados de quantos já se viram entre nós. Como professor é inigualável. Justo, interessado, grande amigo de seus discípulos, suas aulas são verdadeiros monumentos do saber jurídico e de conhecimentos gerais. Cedo logo se identificou com a turma de quem hoje é líder inconteste. WILSON DE ANDRADE BRANDÃO é outra figura que nos empolgou nos primeiros contatos. Senhor absoluto da matéria que ensina, suas aulas entusiasmam pela unidade e pela gama de conhecimento que transmite. Calmo, ponderado, mas de uma franqueza a toda prova, soube conquistar o respeito e a admiração de todos. JOSÉ EDUARDO PEREIRA empresta o nome à turma. É uma dessas figuras que ama e respeita o gênero humano. Seus conhecimentos vão da música à línguas estrangeiras, às ciências jurídicas, com especialidade em direito administrativo e financeiro. Quando convocado para servir na Faculdade de Direito, tivemos a honra e a felicidade de ser os seus primeiros alunos. Esta homenagem que lhe tributamos é um gesto de reconhecimento que tem raízes alicerçadas em grande amizade. PAULO DE TARSO MELLO E FREITAS. O nosso homenageado especial é um nome que já se impôs nos meios jurídicos piauienses pela integridade e conduta irreparável. Meu velho amigo de 1942, tenho por ele uma admiração que vem dos tempos de infância. O interesse que revelou, indistintamente, por cada um de nós, dando-nos orientação e participando com ardor dos nossos problemas fez com que lhe tributássemos essa homenagem justa e sincera.”. O primeiro e o último citados foram desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí.

VI. PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO EM 2011

29. Coerentemente com o texto sobre a primeira turma da FADI, informamos os nomes dos professores da última turma de concludentes do curso de direito da UFPI, de 2011. São eles Adriana Castelo Branco, Adriana Setúbal, Antônio Carlos de Andrade (Introdução à Economia), Carlos Augusto Pires Brandão, Charles Camilo da Silveira Soares, Cristiana Marques Paiva, Delano Carneiro, Djalma Filho, Edílson Pereira de Farias, Efren Paulo Porfírio de Sá Lima, Fernando Ferreira dos Santos, Francisco Meton Marques de Lima, Guido Aluízio Barbosa dos Santos Rocha, Joana de Morais Alencar, José do Monte Vieira, Marcelo de Carvalho Cavalcante Oliveira, Márcio Braga Magalhães, Marco Aurélio Lustosa Caminha, Nelson Juliano Cardoso Matos, Nelson Nery Costa, Paulo Barbosa dos Santos Rocha e Paulo Roberto. Fagundes,

VII. CONCLUSÃO

31. Passados 80 anos de sua instalação e pouco mais de 40 da fundação da UFPI, o ensino superior de direito no estado do Piauí, em 1931, integrado por um único curso, com 16 alunos todos do sexo masculino, em 2011, ascendeu a 110 universitários matriculados somente em sua sede. Contadas as vagas ofertadas e preenchidas pelos quatro Campus nas principais cidades do interior, a oferta de matrícula é substancialmente maior.

32. Registre-se, por oportuno, que eram 16 os advogados egressos do primeiro curso de direito no Piauí, em 1936. Em 2011, somos 8.500 inscritos na OAB-PI, sendo, aproximadamente, 6.500 ativos. Consta que os bacharéis oriundos da UFPI – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - obtêm os melhores índices de aproveitamento no Exame de Ordem Nacional Unificado em comparação com os concludentes de cursos ou faculdades particulares de direito, no estado. No Exame de Ordem Unificado, o Piauí quando não atinge o 1º lugar, fica sempre entre os cinco primeiros colocados no âmbito nacional [1].

33. Ficou demonstrado pela performance dos docentes piauienses na transmissão de conhecimentos jurídicos e dos bacharéis ao absorvê-los e ao se medirem entre si nos resultados apurados nacionalmente no Exame Unificado de Ordem e em Concursos Públicos da área, que o ensino e os profissionais do direito são de qualidade.

34. Não obstante, nem todos podem viver exclusivamente, ainda, da advocacia. Mas, pelo menos, os empregos, cargos e funções públicas privativos, agora, de advogados, só por eles podem ser exercidos, e não como antigamente quando quaisquer pessoas dotadas de certo conhecimento, ainda que não jurídico, podiam exercê-los, abertamente. Não se restringia, por exemplo, somente à figura do provisionado, que prestou relevantes serviços jurídicos ao estado, nem ao ouvidor-mor, oficiais das milícias e sacerdócio, mas até mesmo os vereadores-presidentes das câmaras ocupavam desbragadamente os lugares que seriam reservados ao jurista, renomado ou não. Já pensou se os senhores vereadores, presidentes das câmaras respectivas continuassem ainda preenchendo os cargos de juiz ou distribuidor de justiça por esse Brasil afora?

35. “... Porém, com a reforma universitária de 1972, feita pelos militares, com o intuito de reprimir os movimentos estudantis, e sem que houvesse reação por parte dos piauienses, a Faculdade de Direito do Piauí passou a mero Departamento do Centro de Ciências Humana e Letras da Universidade Federal do Piauí” [2].

36. Um assunto que ficou em pauta entre o corpo docente e discente do Curso de Direito até 2005, quando de nossa aposentadoria, por ser consenso unânime, foi a pretensão à volta dos órgãos jurídicos para a praça do FRIPISA onde funcionou por 40 anos a Faculdade Federal de Direito – FADI, a antiga SALAMANCA.

37. A grande maioria das antigas faculdades Federais de Direito (ou todas), como a nossa, que em princípio se integrou aos Centros de Ciências Humanas e Letras e se reduziram a simples Departamentos de Ciências Jurídicas, visando facilitar a criação da Universidade, recuperou, em parte, seu antigo status de faculdade de direito. É pública e notória a constatação da existência e funcionamento das Faculdades Federais de Direito das Universidades Federais ou Estaduais em prédios próprios sem se desvincularem destas, em cumprimento de uma tradição de mais de 300 anos dos Cursos Jurídicos no Brasil. O Jornal Carta Forense, editado na rua Gomes de Carvalho, 96 – Vila Olímpia de São Paulo – SP, relacionou no seu texto, nada menos do que 13 (treze) dessas Faculdades Federais no Brasil e 2 (duas) no Exterior, a título de exemplo. São elas: a Faculdade de Direito das Universidades do Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, São Paulo, Universidade Católica de Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie, de Sergipe, da Union University (Albany), no Estado de New York, conforme exemplar de Carta Forense.

38. O retorno à origem telúrica dos cursos jurídicos piauienses resgata uma tradição de mais de 80 anos, arraigada no coração e na alma piauiense, notadamente, de juristas primevos e intelectuais que assistiram, participaram e viram nascer o seu primeiro e único curso superior de irradiação da cultura dos anos trinta, transmitida esta por juristas de exponencial e consagrada cultura. Somente, muitos anos depois foram criados, graças à contribuição da iniciativa privada e da Igreja Católica, os cursos de filosofia e odontologia, que na década de setenta se somariam à Faculdade Federal de Direito do Piauí – FADI para formar a UFPI. Todavia, durante mais de quarenta anos, a luta pela unificação dos cursos superiores, no Piauí, ficou mesmo com a Velha Salamanca. Por tudo isso, o Curso de Direito, por seu corpo docente e discente, em perfeita harmonia e sintonia com a UFPI e com a comunidade em geral, deve restaurar a sua antiga tradição, retornando-se ao seu antigo, telúrico e aconchegante ninho.

[1] Conforme informações de 6.10.2011, da Secretaria da OAB-PI, colhidas de adv. Dr. Paulo Portela e funcionária Diorlene.

[2] Cf. KRUEL, Gervásio Santos Kenard. História do Piauí, ps. 30/304. Teresina (PI), 2009, ed. Zodíaco.

Nenhum comentário: