terça-feira, 17 de abril de 2012

TCE - PI, eleição será acirrada


Amanhã, quarta-feira (18), o Grupo Matizes e entidades do Movimento Social irão se reunir, às 15 horas, na sede do Matizes, para planejarem ações de protesto contra a eleição para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Pela importância do cargo, o grupo entende que a vaga deve ser ocupada através de concurso público.

O principal objetivo do encontro é chamar a atenção da população para o debate e alertá-la sobre os procedimentos utilizados para a escolha do cargo. 

Como forma de protesto, a militante do Movimento Social e do Grupo Matizes, Marinalva Santana, lançou candidatura para o cargo de conselheiro do TCE.

“A realização de concurso público é a maneira mais sensata para a ocupação do cargo e a indicação política é desrespeitosa e fere os princípios da Administração Pública”, defende Marinalva Santana.

O Grupo Matizes se reuniu na semana passada e deliberou algumas ações na tentativa de moralizar o processo de escolha do novo conselheiro. Realizar uma campanha nas redes sociais e coletar assinaturas na defesa do Projeto de Emenda Constitucional de iniciativa popular que defende o preenchimento da vaga de conselheiro através de concurso público, a exemplo do que já ocorre em Tocantins, foram algumas deliberações.

Outra decisão é o lançamento de várias candidaturas de pessoas ligadas ao Movimento Social. As mulheres da União de Mulheres Piauiense – UMP - decidiram lançar o nome da professora Suely Rodrigues (UESPI). Outro candidato é o professor William Carvalho, presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário e coordenador da gestão de contrato do Tribunal de Justiça do Piauí.

A sede do Grupo Matizes está localizada na Rua Lisandro Nogueira, Nº 223, sala 307.

Nenhum comentário: