terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Monteiro e Geovanni: a arte da encadernação

Monteiro é um velho encadernador de Teresina. Mas, antes de ser o melhor encadernador de Teresina, já foi dançarino de bandas de forró e de outras bundadas mais. Sim, antigamente se cantava pela boca, atualmente é pelo bumbum. Monteiro já foi mil coisas mais. Mas, a maior qualidade de Monteiro é fazer encadernador, e dos bons, como o Geovanni, da foto abaixo.
Todos os meus escritos passam pelo Geovanni, antes de seguirem para a Halley. E ele faz uma boneca tão bem feita que, às vezes, sem exagero, fica melhor do que o livro impresso mesmo. Tirando essa qualidade, Geovanni tem uma outra que me fez cativo dele, o seu amor pela leitura. É um leitor compulsivo. Na foto acima, ele está conferindo a boneca da terceira edição de Torquato Neto ou a Carne Seca é servida, que lançarei em junho próximo, na Praça Pedro II, no Salão do Livro do Piauí. O Dr. Washington Raulino que o diga. O Dr. Washington Raulino dono talvez da maior biblioteca particular do Piauí (quiça do Brasil ou mesmo do mundo, sem modéstia) é outro freguês cativo de Geovanni. O local que eles trabalham é uma casa de portão de ferro vermelho na Rua Benjamin Constant, ao lado da Oficina da Palavra do Cineas Santos.
Monteiro e Geovanni trabalham na limpeza de livro, na encadernação, fazem duplicata de livro (com perfeição), são verdadeiros artistas. E, pasmem, cobram uma merreca por tudo isso. Quem ama livro e quer vê-lo sempre novinho em folha, bem conservado, capa dura, deve procurar Monteiro e Geovanni. Fone de Geovanni 8848 1842. Fone de Monteiro: 8841 3432. Depois dessa puxada, devo pagar bem menos, ainda, espero, com fé, esperança e amor.

Nenhum comentário: