domingo, 22 de janeiro de 2012

Igreja de São Francisco de Assis

A gente ver cada uma nesse mundo. Essa singela igreja, que se chama Igreja de São Francisco de Assis, fica no Bairro São José, em Tutóia Maranhão. Mas, isso não é nada, ainda. O Bairro São José, antigamente se chamava Barra dos Félix, porque fundada por Manoel Félix, pescador sem igual. Formou a colônia de pescadores. Faleceu, ganhou homenagem dos familiares e muitos amigos. Barra dos Félix. Um padre, desses danado, chegou lá e mudou o nome. Aliás, ele mudou o nome de todos os lugares. Agora, cada bairro de Tutóia recebe o nome de um santo. O padre se foi, mas sua intervenção na cidade ficou. O diabo, meus senhores e minhas senhoras, é que o padre é amado no pedaço. Não sei o nome dele, nem quero saber. Ora, ora, eu acho Barra dos Félix um nome muito melhor do que Bairro São José, que tem em todo mundo. Nada contra o santo, mas contra se chega nos lugares e ir modificando os costumes, os hábitos, as tradições, os nomes etc e tal. Sou contra...
Um dos filhos de Manoel Félix, o senhor Luís, por conta de altura, conhecido como Luís Estátua, hoje é uma espécie de líder da comunidade. Vive arrodeado de filhos, netos e bisnetos. Logo logo terá trinetos. Marchando para os oitenta anos, continua firme e forte, como um coqueiro da praia. è personagem do meu próximo livro: Luís Estátua - o homem e o mar de Tutóia.

Nenhum comentário: