terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carlos Seabra no Portal AZ

Professor Carlos Seabra. Educador nota 10.

A escola Skill Idiomas está completando 20 anos no Piauí. Com cursos para as mais diversas faixa etárias, a escola prima pela autonomia linguística de seus alunos, tendo em vista as situações sóciocognitivas relevantes para as mais distintas situações sociais. Para contar um pouco sobre a história da Skill Idiomas, o Portal AZ conversou com o professor Carlos Seabra, um dos ícones do sucesso da escola: Carlos Seabra é Tradutor Público Oficial Juramentado, tradutor público intérprete comercial, professor de Oratória, Redação oficial, Relações Humanas e Gestão e Liderança. Foi colaborador do Jornal O Dia com a coluna Comunidade, na década de 1980. Já desempenhou atividades junto ao Banco Mundial e prestou serviços ao Conselho Britânico em gestão de qualidade total como intérprete. Foi também coordenador da Comunicação internacional do Primeiro Congresso Internacional de Biocombustível realizado pela Embrapa. Junto com os 20 anos da Skill, Carlos Seabra está comemorando 40 anos de pesquisa na área de Comunicação, aprendizagem e Ensino de Idiomas.

Como o senhor pode nos contar resumidamente a história da Skill Idiomas? Como tudo começou? Nestes 20 anos, a Skill Idiomas enfrentou muitos desafios. Há 20 anos eu era advogado, chefe de gabinete da secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina e fui contatado por um grupo de São Paulo já tinha ouvido falar do meu trabalho linguístico me fez a proposta de implantação da franquia no Piauí, que já existia no Maranhão e no Piauí.

Como iniciou sua paixão pelas línguas? Como você descobriu aptidão para esta área? Ainda na infância, quando eu morava no Barrocão, atual centro da cidade. Me apaixonei por uma evangélica da Assembleia de Deus e comecei a ler a bíblia para facilitar a entrada na igreja da moça e depois a fazer leituras em inglês. Subia em um pé de manga para ler, não gostava de ir para escola, mas gostava de ler no pé de manga. Comecei a estudar inglês para traduzir os filmes de bang bang. Meu irmão percebeu que eu tinha facilidade para traduzir inglês, com menos de 12 anos traduzia com facilidade livros de inglês. Me apaixonei pelo estudo de línguas, me apaixonei, onde eu andava era falando inglês para as pessoas. Comecei a dar minhas primeiras aulas de inglês aos 12 anos. Aulas para amigos que tinham dificuldade. Aos 13 anos meu irmão me presenteou com curso vindo dos Estados Unidos com fonética, onde caprichei muito na pronúncia nativa.

Namorava com americanas que chegavam em Teresina com intensões de praticar o inglês. Fui me aperfeiçoando, lendo bastante, fazendo traduções de livros importantes. Li, por exemplo, Contrato Social de Jean-Jaques Rosseau. Com 12 anos gerenciava a quitanda do meu irmão, carteiro do Banco da lavoura. Sempre fui bom empreendedor, “eu era metido”.

E com relação às pesquisas, como você desenvolveu este estudo aprimorado de línguas? Naquela época não tinha internet, era no livro mesmo. Comecei a estudar linguística aplicada, Idiomas, Problemas de Aprendizagem para ajudar as pessoas com dificuldades . Fiz quatro graduações: Francês, Português, Direito, Língua Inglesa e pós-graduação em Língua Inglesa com foco na elaboração de texto para o mercado exterior.

Como você conceitua o modelo de ensino da Skill Idiomas? A base é a modalidade funcional e estrutural, tanto ensina tendo em vista as situações sociocognitivas relevantes para as situações sociais. Dá autonomia estrutural para ele criar sua própria linguagem. Nós do Piauí, particularmente, estamos contribuindo com o pensamento de que o aluno possa falar de forma articulada nos primeiros estágios. O aluno empresta o conhecimento dele para a aula. Ele se torna proativo, articulado e ele próprio se torna um buscador de atalhos. Temos uma programação fixa para seguir, mas nós criamos janelas. O aluno tem consciência da próprio potencial linguístico, ele é educado para isso. Ao longo de sua trajetória, a Skill já teve muitos clientes de referência, pode nos citar algum? Ao longo desses anos tivemos oportunidade de ter parceria com vários grupos e empresas, Associação dos Magistrados, Polícia Federal, TV Clube, Portal AZ, Grupo Claudino e Grupo Carvalho, Infraero.

Onde as pessoas interessadas em aprender línguas pode encontrar a Skill? Temos duas unidades no Piauí. Uma na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2040 e outra na Álvaro Mendes, 1952. As aulas são voltadas para todas as faixas etárias. Temos também turmas para mestrado e doutorado. Além de consultoria individualizada ou até seis alunos – o curso Ph.D Plus – o produto mais sofisticado e inédito no Piauí que permite a pessoa dominar o idioma entre cinco a 10 meses.

Contatos da Skill Idiomas:
(86) 3223-3724
(86) 3232-3599

Nenhum comentário: