quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sulica, em dia de homenagem na FUNDAC

Bid Lima, presidente da Fundação Cultural do Piauí , mostrou, ontem pela manhã, sensibilidade e poder ao inaugurar o Auditório Luiza Vitória Figueiredo, em homenagem mais do que justíssima à popular Sulica, uma das reservas morais daquela casa. Quatro ex-presidentes da FUNDAC estiveram presentes: José Elias Martins Arêa Leão, Lourdes Rufino, Sônia Terra e Jerônimo, o breve. Quase todos os produtores culturais e artísticos do Piauí. Familiares e amigos da Sulica que, mesmo com câncer já há algum tempo, nunca se entregou ao desânimo, pelo contrário, seu espírito é o mesmo da guerreira de sempre. Quando eu ingressei na FUNDAC, em dezembro de 1978, Sulica ali já estava. Desde o início passou a me tratar como uma mãezonha. Aliás, essa é a característica marcante da Sulica. Uma pessoa que nasceu para bem servir a todos. Bid Lima, com esse gesto, conquistou a velha guarda da FUNDAC. Todos estava visivelmente emocionados e contentes pela homenagem em vida à essa nossa grande amiga e incentivadora. Sulica era a cara dos Folguedos, da Feira Popular de Arte, do Projeto Torquato Neto, do Projeto Pixinguinha, do Projeto Petrônio Portella, do Salão de Humor do Piauí, do Projeto Música Para Todos etc. Não tinha hora nem dia para trabalhar. E nunca a vi reclamar de nada. Sempre com um sorriso do tamanho do mundo no cumprimento de suas tarefas e no atendimento ao público. Saravá, minha amiguinha do coração! (Foto acima de Sulica, com Bid Lima, numa gentileza da Patrícia Mendes dos Santos, do Patrimônio da FUNDAC).

Um comentário:

jeovah disse...

DONA SULICA E DO TEMPO EM QUE NOS TINHA-MOS UMA GALERIA DE ARTE DE VERDADE AO LADO DO THEATRO 4 DE SETEMBRO CRIADO PELO SAUDOSO E HONESTO ALBERTO SILVA, O UNICO GOVERNADOR A SE PREOCUPAR COM A ARTE E OS POBRES, NAQUELE TEMPO EM 1978 EU PARTICIPEI DO IV SALAO DE ARTES PLASTICAS ONDE SO TINHA OS CONSIDERADOS ARTISTAS, HOSTIANO,KATIA PAULO, GUSTAVO ALMEIDA,FRED RAMOS, CHICO RIBEIRO meu aluno,FIRMINO, RAIMUNDO NONATO E NONATO, EVALDO FONTENELE,DALVA SANTANA E OUTROS QUE FORAM EMBORA DE TERESINA SO QUE TEMPOS DEPOIS VOLTARAM PEDINDO ARREGO E HOJE SAO BEM RECEBIDOS POIS SAO DE FAMILIAS RICAS, E O MORAL DA HISTORIA E QUE OS JURADOS DO SALAO NA QUELA EPOCA, ERA GENTES DE FORA, COMO RIO DE JANEIRO E SAO PAULO,E TINHA VERDSADEIRA LISURA NOS JULGAMENTOS, EU FUI O PREMIADO E GANHEI O PRIMEIRO LUGAR, COM MUITA HONRA E ORGULHO E DE LA PRA CA JA FUI PREMIADO INUMERAS VEZES, MAS NOTO QUE SOU UM POUCO ESQUECIDO, NAO SEI PORQUE, MAS MESMO ASSIM EU CONTINUO FAZENDO SICESSO, GRAÇAS A DEUS QUE NAO ESQUECE OS SEUS FILHOS.JA RECEBI MEDALHA DE HONRA AO MERITO RENASCENÇA PELOS MEUS TRABALHOS QUE SAO DIVULGADOS EM LIVROS DIDATICOS E TENHO UM PAINEL DA BATALHA DO JENIPAPO,NA FUNDAC, MAS MESMO ASSIM SOU ESQUECIDO.