sábado, 20 de novembro de 2010

Chagas Rodrigues

Para lançamento no dia 14 de março (Dia Nacional da Poesia), na Câmara Municipal de Teresina, o livro Chagas Rodrigues - um marco na história político-administrativa do Piauí, de minha autoria. Ainda estou no fechamento da obra. Quem tiver fatos e fotos do Chagas Rodrigues, e queira contribuir comigo, numa boa, favor enviar material para kenardkruel@yahoo.com.br (que será muito bem recompensado).

*****

Francisco das Chagas Caldas Rodrigues nasceu em Parnaíba, a 8 de novembro de 1922. Filho de Filho de Poncion Queiroz Rodrigues e de Ignésia Caldas Rodrigues. O pai, Poncion nasceu às margens do rio, em Santa Quitéria, no Maranhão, em 1888, e faleceu a 7 de agosto de 1979, em Parnaíba. Era proprietário da firma Poncion Rodrigues & Cia. Ltda, fundada em 1915. E a mãe, Ignésia nasceu em 1897, e faleceu a 12 de dezembro de 1979.

Chagas Rodrigues iniciou seus estudos no Ginásio Parnaibano. Em 1939, mudou-se para Recife, onde, no mesmo ano, ingressou no Pré-Jurídico, terminando-o em 1940. Neste ano, aprovado no vestibular, com excelente colocação, ingressou na tradicional Faculdade de Direito do Recife, onde estudou até 1942, quando transferiu-se para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Naquela Faculdade só entrava, à época, quem era rico, bem recomendado e/ou quem possuísse notas altíssimas. Chagas Rodrigues possuía os três requisitos. Formou-se, com louvor, recebendo, em 1945, o título de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Após concluir o curso de Direito e o estágio no serviço militar (CPOR) retornou à sua terra natal. O pai o ofereceu todas as condições para que fizesse pós-graduação na Europa ou nos Estados Unidos, mas ele não aceitou porque já estava comprometido com a política.

Foi deputado federal (1951 a 1955 - 1955 a 1959 - 1963 a 1967 - 1967 a 1969), governador do Piauí (1959 a 1962), senador da República (1987 a 1995).

Chagas Rodrigues, 37 anos de idade, assumiu o Governo, a 31 de janeiro de 1959. Chegou como um terremoto, abalando as estruturas arcaicas existentes no Estado.

Equipe de Governo - Recrutou para a sua equipe nomes os mais destacados entre udenistas e petebistas e iniciou um governo de grande aceitação popular no Piauí. Compunham a sua equipe: Dr. Ezequias Gonçalves Costa, secretário da Educação e Saúde, Dr. Raimundo de Brito Melo, chefe da Casa Civil, professor Valter Alencar, secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública, Dr. José Mariotte de Lima Rebelo, secretário da Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria e Comércio, Dr. José Tobias Duarte, Dr. Francisco Ferreira de Castro, diretor do Instituto de Águas e Energia Elétrica, professor Valdemar Sandes, secretário de Imprensa, Maria do Carmo Correia de Caldas Rodrigues, presidente do Serviço Social do Estado, Drs. Reginaldo Furtado, Raimundo Martins de Sousa e Breno Coelho Machado, oficiais de Gabinete, coronel Pedro Borges Filho, comandante da Polícia Militar, capitão Manoel Ribeiro Soares, sub chefe da Casa Militar. Além destes, figuravam entre as autoridades palacianas o Dr. Anísio Maia, procurador de Justiça do Estado, e o deputado Helvídio Nunes de Barros, líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado.

Homenagens recebidas: Medalha do Mérito Tamandaré; Medalha da Ordem do Mérito de Brasília, no Grau de Grande Oficial; Medalha do Sesquicentenário do Poder Legislativo - Piauí. O prédio do DER-PI, na esquina das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim, recebeu a denominação de Edifício Chagas Rodrigues. A Câmara Municipal de Teresina, na gestão do vereador Renato Berger, ao construir a nova sede do Poder, na Avenida Homero Castelo Branco, próxima à Assembléia Legislativa do Estado, deu a ela o nome de Edifício Chagas Rodrigues.

Vítima de falência múltipla dos órgãos, Chagas Rodrigues faleceu em Brasília, no dia 7 de fevereiro de 2009.

Nenhum comentário: