quinta-feira, 29 de julho de 2010

IV Varal de Fotografia de Teresina


O grupo Piauí Photo Clube realiza entre os dias 1 e 8 de agosto o IV Varal de Fotografia de Teresina no Teresina Shopping. A exposição traz o olhar dos mais de 50 fotógrafos locais que participam do grupo via internet, entre profissionais e amadores. As vésperas do aniversário da cidade, o evento chega a sua quarta edição consolidando seu incentivo aos fotógrafos piauienses e os aproximando do público.

A idéia do Varal Fotográfico surgiu a partir de uma viagem do fotógrafo João Rufino a Curitiba(PR), quando viu pela primeira vez este sistema de exposição ao público: as fotografias eram penduradas em varais que podiam ser armados em diversos pontos da cidade, aproximando as pessoas da fotografia que é feita em sua própria terra e incentivando o surgimento de novos fotógrafos.

A proposta de exposição foi amadurecida aos poucos, enquanto fotógrafos profissionais e amadores piauienses começaram a articular eventos em conjunto através da rede social Flickr, que permite a seus usuários compartilharem suas fotos.

A primeira edição do Varal Fotográfico aconteceu em março de 2009, na praça do Caribe do shopping Riverside. Depois realizou-se mais uma em junho do mesmo ano, no Encontro dos Rios, zona norte de Teresina. A terceira edição ocorreu pouco depois, no final de julho de 2009 na praça de eventos do Teresina Shopping.

Na última edição, vários espectadores apreciaram tanto a exposição que manifestaram seu desejo de comprarem fotos, demonstrando a visibilidade que o evento dá a novos talentos em busca de profissionalização. (Portal AZ).

Nenhum comentário: