segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto DCE Livre e sua trajetória política

Wellington Soares. Foto de Kenard Kruel.

Noite de festa e muita emoção no lançamento do projeto DCE Livre – 30 Anos, sexta-feira passada (20). Comandado pelo coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, o evento foi marcado pela abertura de uma exposição, pelo lançamento de um livro e pela exibição de documentário em vídeo sobre a história do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), que se tornou independente a partir de 1979.

Wellington Soares, um dos ex-presidentes do DCE da Ufpi, fez uma análise da importância histórica do Movimento Estudantil, à frente do DCE, não só no sentido da redemocratização do País, mas no processo de aperfeiçoamento da própria instituição universitária.

Já o professor de História da Ufpi, Fonseca Neto, declarou que a história de luta daquelas gerações de jovens serve de lição para as novas gerações. Fonseca Neto foi presidente do DCE em 1979, ano em que a entidade se tornou autônoma em relação ao controle da direção da Ufpi. Ele se emocionou durante o evento, que reuniu vários ex-presidentes do DCE, como o deputado federal Osmar Júnior, a professora Valéria Silva, o jornalista Elivaldo Barbosa e o sociólogo Messias Júnior. E fez uma homenagem póstuma à artista plástica Liz Medeiros, que também fez parte do Movimento Estudantil àquela época.

Revivendo a históriaVários ex-presidentes de centros acadêmicos, ex-diretores do DCE e militantes do Movimento Estudantil na Ufpi compareceram ao evento, realizado na Casa da Cultura de Teresina, e se confraternizaram pelo 30 anos do DCE livre. A emoção foi a tônica da noite. Muitos chegaram às lágrimas ao reviver os acontecimentos, as músicas, as imagens, os significados e as conseqüências da luta dos estudantes piauienses através do DCE da Ufpi.

O momento alto foi a exibição do documentário “DCE Livre – 30 Anos”, com 45 minutos de duração, que recontou os principais lances da história de lutas do Movimento Estudantil na Ufpi. Baseado em entrevistas gravadas com ex-presidentes do DCE, o documentário, produzido pela Mídia, reproduziu a confecção de documentos mimeografados e camisetas, e ainda as reuniões, as manifestações, as palavras de ordem, as pichações, atividades culturais e assembléias.

“Foi uma noite memorável”, disse Wellington Soares, feliz com o sucesso do evento, que também atraiu os atuais dirigentes do DCE, representados pelo estudante de História da Ufpi, Cássio de Sousa, que está inserido no projeto comemorativo dos 30 anos do “DCE Livre”. Cássio de Sousa é coordenador de Planejamento do DCE e representou a continuidade da trajetória das gerações que lutaram por uma universidade melhor, um Estado melhor e um País melhor.

Nenhum comentário: