sábado, 7 de novembro de 2009

Labirintos de Clio

Alcebíades Costa Filho. Foto de Kenard Kruel.

O livro Labirintos de Clio: práticas de pesquisa em História, organizado pelos professores Samara Mendes (Curso de História do Campus Poeta Torquato Neto), Raimundo Santos (Curso de História do Clóvis Moura) e Gerardo Vasconcelos (Curso de História da Universidade Federal do Ceará - UFC) e publicado pela Editora da Universidade Federal do Ceará (UFC), como parte da Coleção Diálogos Intempestivos, lançado dia 6, sexta-feira passada, no auditório do Campus “Prof. Alexandre Alves de Oliveira”, da Universidade Estadual do Piauí – Uespi, em Parnaíba, como parte da programação do I Encontro Piauiense de História Cultural, será relançado em Teresina. Em Teresina, às 20 e 30 horas do dia 3 de dezembro, no Laboratório de Artes do Campus da Uespi.

A publicação é uma coletânea de dez artigos produzidos por professores, ex-professores e ex-alunos da Uespi e dá continuidade às comemorações dos 15 anos de implantação do Curso de História na Uespi, do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Segundo o professor Alcebíades Costa Filho, do Curso de História da Uespi - Poeta Torquato Neto, "neste ano de 2009, quando o curso de História completa 15 anos de criação, a publicação de “Labirintos de Clio”, reunindo uma plêiade de ex-alunos, que enche de orgulho a todos que foram seus professores, consolida o papel que o curso de História tem no cenário da historiografia piauiense."

Autores do Livro:

Demétrios Gomes Galvão - Graduado em História (UFPI). Poeta. Mestre em História do Brasil (UFPI) e doutorando em História do Brasil (UFPE). Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Cidade, Fotografia, subjetividade e cultura alternativa.

Elimária Costa Marques - Graduada em História (Uespi). Especialista em História do Brasil (UFPI) e Gestão da Aprendizagem (UNICAP-PE). Autora de livros didáticos de História e História do Piauí pelas editoras do Brasil (SP) e Base (PR), respectivamente. Foi professora do Curso de História da Uespi e da UFPI, além de ter exercido a Coordenação do Curso de História – Regime Especial na Uespi. Professora de História do Piauí do Instituto Camilo Filho e da Rede Particular de Ensino de Teresina. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Cidade, Seca, Ensino de História.

Fauston Negreiros - Graduado em Psicologia (Uespi). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Doutorando em Educação Brasileira (UFC). Foi professor do Curso de Psicologia da Uespi, além de ter exercido a atividade de psicólogo na Rede Particular de Ensino de Teresina. Professor do Curso de Psicologia da Facid - Teresina. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Fome, Seca, Currículo Escolar.

José Luís de Oliveira e Silva - Graduado em História (Uespi). Especialista e Mestre em História do Brasil (UFPI). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e da Uespi - Campus Poeta Torquato Neto. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Ensino e Linguagens, em especial a cinematográfica.

Joseanne Zingleara Soares Marinho - Graduada em História (Uespi). Mestra em História do Brasil (UFPI). Professora da Uespi - Campus Poeta Torquato Neto. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao diálogo Gênero, Sociedade, História.

Márcio Iglésias Araújo Silva - Graduado em Geografia (UFPI) e Educação Física (Uespi). Especialista em Meio Ambiente (UFPI). Mestrando em Geografia (UECE). Autor de livros didáticos de Geografia do Piauí pelas Editoras Dinâmica (PB) e Base (PR). Professor das Redes de Ensino Estadual e Municipal de Teresina. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Geografia, Espaço Geográfico, Cidade, Cultura Piauiense e Ensino de Geografia.

Nalva Maria Rodrigues de Sousa - Graduada em História (Uespi). Mestra em História do Brasil (UFPI). Professora da Uespi - Campus Amarante e do Curso de História da Faculdade Piauiense (FAP - Teresina). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao diálogo Gênero, Sociedade, História.

Olívia Candeia Lima Rocha - Graduada em História (Uespi). Mestra em História do Brasil (UFPI). Professora da Uespi - Campus Poeta Torquato Neto. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao diálogo Gênero, Sociedade, História e Literatura. É integrante do Grupo de Pesquisa, Fronteiras da Literatura, certificado pela Universidade Federal do Piauí.

Raimundo Nonato Lima dos Santos - Graduado em História (UFPI). Mestre em História do Brasil (UFPI). Professor da UFPI - Campus Picos, da Rede Particular de Ensino de Teresina e Substituto da Uespi – Campus Clóvis Moura. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Cidade e Identidade.

Roberto Kennedy Gomes Franco - Graduado em História (UFC). Mestre em Ciências da Educação (UFPI). Doutorando em Educação Brasileira (UFC). Membro da Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (UFC). Professor do Curso de História da Uespi – Campus Poeta Torquato Neto.

Samara Mendes Araújo Silva - Graduada em História (Uespi), Teologia e Comunicação Social – Jornalismo (UFPI). Especialista em História Sociocultural (UFPI). Mestra em Educação (UFPI). Doutoranda em Educação Brasileira (UFC). Integrante do Núcleo de Pesquisa História e Memória (UFC). Professora da Uespi - Campus Poeta Torquato Neto e da Rede Estadual de Ensino. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Cultura Piauiense, Educação Feminina e Instituições Escolares Confessionais Católicas.

Vivian de Aquino Silva Brandim - Graduada em História (Uespi). Especialista em História do Brasil nas Relações Internacionais (Uespi). Autora de livros didáticos de História e História do Piauí pela Editora Base (PR). Foi professora do Curso de História da Uespi. Coordenadora de Área e professora de História do Piauí da Rede Estadual de Ensino. Atualmente desenvolve pesquisas sobre História, Cidade, Cultura afro-brasileira, Seca.

Nenhum comentário: