segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dia do Artista

Soruda san em foto de Gilson Camargo, Curitiba 2001.
Soruda san em foto de Joyce Vieira, Teresina 2009.

A palavra Artista pode designar qualquer pessoa que dedique a vida ou algum tempo à arte ou à artemanha do ontem do hoje do amanhã e sempre. A arte pode ser qualquer coisa que você faça com muito amor, carinho, paz, ternura e dedicação, como pintar um quadro ou atuar em uma peça de teatro. Muitas coisas na vida podem ser consideradas arte, como por exemplo, a arte de viver. De andar de bicicleta. Subir em pau (epa!) de sebo. Tomar banho de mar. Ou, mesmo, dançar um tango argentino. Sim, viver, viver ainda que correndo os riscos de todo o dia D. A vida é uma luta constante. Passamos por altos e baixos, mas quase sempre saímos triunfantes. O dia 24 de agosto foi escolhido para homenagear todos que fazem de pequenos gestos um modo de vida. E não estou falando dos grandes pintores ou dos atores famosos de Hollywood. Não, o mundo da arte engloba todos que se dedicam à ela, como, por exemplo, os artistas de rua que, com uma maquiagem e alguns acessórios, tentam viver dessa, que nem sempre é uma fonte de dinheiro garantida. Por isso e muito mais, na figura de Don Solda, um ex-artista de rua (antes de conhecer a Vera Solda, que é do meu máximo querer e profundo bem gostar), cumprimento todos os artistas do meu amado Brasil. Evoé Baco!

2 comentários:

Don Suelda disse...

Meu caro Kenard:

Essa foto de 2001, foi quando eu retornei a mim mesmo, depois de muito tempo distante, em algum lugar do passado. Fui resgatado por Gilson Camargo e Beto Batata para uma exposição que me retirou do ostracismo. Por isso, o estranho caso de Soruda san Button.
Artista da rua da amargura. Você já deve ter sentido isso. A depressão, por quem esteve lá.

Muchas gracias.

Kenard Kruel disse...

deixemos o ruim de lado e louvemos o que bem merece! eu, como você, quero retornar a mim mesmo. por isso, use de sua influência e arme com o beto batata a minha ida a curitiba. será bom ver e ter um urso hibernador nas ruas de curitiba. farei promoção dos livros do torquato neto, prometendo que todos que estiverem no pedaço receberão um exemplar do livro, custe o que custar. novembro vem ai, mês do anjo torto da tropicália. pense nisso! muchas gracias, para usted (se me llevó la vida y el alma entera) também, cara pálida. não se deixe de mim. beijos kenardianos, com folga para vera solda, do meu máximo querer e profundo gostar.