sábado, 25 de julho de 2009

Torquato Neto na Biblioteca Ben Gurion

Rafael, meu filho, Dr. Heli Nunes, pai do Tor, e eu.
Foto de Chagas Silva.

Veja bem caríssimo Tarântula Airton Sampaio: recebo link da Biblioteca Ben Gurion, com o Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida fazendo parte do seu acervo. Não somos uma aldeia fechada, abasta, como dizia o Mário de Andrade, saber espalhar brasa pelo universo globalizado. Fico feliz em saber que um livro meu está em boas companhias.

A Biblioteca da Hebraica foi criada em 1959 sob a direção do Dr. Moisés Gicovate. Contava na época com 500 livros e ocupava uma sala no térreo do Ginásio dos Macabeus – hoje Praça Carmel.

O acervo inicial era formado por livros de ficção em português, idiche, inglês e francês, biografias, economia, política e livros infantis; a secção de referência com enciclopédias, dicionários e livros de arte.

A Biblioteca em pouco tempo é um sucesso de público e seu acervo acrescido de grandes e preciosas doações. Salientamos a doação da Coleção da Gazeta Israelita de S. Paulo que inaugura a secção “Judaica Brasileira” na Biblioteca de “A Hebraica”.

Em 1968 muda-se para o 1º andar do prédio da sede. Em 1990 foi reformada e seu acervo reprocessado tecnicamente adaptando-se as novas tecnologias. Novos serviços foram implementados

Em 05/08/2003, a Biblioteca inaugura um novo espaço inovando com mais serviços. Passa a oferecer recursos de multimídia: Internet, Vídeo, DVD, CD de música, CD-ROM, ao lado do acervo impresso - livros, jornais, revistas e gibis.

Podem ser consultados os jornais diários: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Jornal da Tarde, USA Today, Jerusalem Post, além de periódicos judaicos e de cultura geral

Em 2006 é homenageada com o nome do grande estadista e um dos fundadores do estado de Israel - “Ben Gurion”.

O horário de atendimento:

De 3ª a 6ª feira das 9 às 19h
Sábados, domingos e feriados das 9 às 18h
Tel: 3818.8826/8802
e-mail: biblioteca@hebraica.org.br

Nenhum comentário: