
O livro "Círculo de Giz: educação sem adjetivos" (Editora Zodíaco; 180 páginas), que tem como autor o ex-secretário municipal de educação de Teresina (2001-2004), Kleber Montezuma, traz a revelação de que a capital está no caminho certo quando o assunto é educação. A afirmação dele é baseada na sua experiência como gestor da educação.
Na apresentação feita pelo professor Francis Musa Boa-kari, Ph.D pela University of the Incarnate Word, em Texas, nos Estados Unidos, ele diz que o livro traz mensagens muito importantes sobre o fazer da escola de ensino-aprendizagem de qualidade não questionável. "Claramente menciona que a educação necessária é aquela feita sem muito discurso alheio, bate na tecla de que a qualidade não reconhece nenhuma barreira territorial ou de qualquer outro tipo. Feito de modo compromis-sado, escolas de Teresina no Piauí poderiam servir de exemplos para outras em outras partes do Estado e do País também", apresenta o professor.
O livro está dividido em cinco partes. Cada uma trata de um dos temas centrais da problemática da escola pública brasileira. As partes são: "Educação e movimentos sociais", "Gestão escolar, autonomia, participação e liderança", "Educação e Avaliação" e "Educação e Alfabetização".
Estas seções constituem-se das linhas mestras do pensamento do autor, baseadas nas suas experiências concretas trabalhando com a escola pública numa das cidades do Nordeste brasileiro, com todos os problemas e outros a mais, do Brasil urbano.
Como conhecedor da realidade escolar do país, o professor Kleber consegue pensar em voz alta com o leitor sobre as questões que têm sido os calcanhares de achiles desse sistema. O autor do livro entende que a força motriz da escolarização consiste em melhorar o que acontece em cada sala de aula de modo que todos os alunos sejam aprovados no fim do ano letivo, porque dominam bem, o que deveriam de fato saber.
A última reflexão do autor foi em torno de "O direito de se alfabetizar", onde ele coloca a mensagem mais importante de todas as lições aprendidas no decorrer de sua atuação como gestor do ensino público municipal.
SOBRE O AUTOR - Kleber Montezuma Fagundes dos Santos é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e Mestre em Educação pela mesma instituição. Atualmente é professor do curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí e economista da Prefeitura de Teresina.
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