sexta-feira, 10 de abril de 2009

Carta aberta a Joca Oeiras

Maristela Gruber, em canto de encanto, no Theatro 4 de Setembro, com José Nunes Fernandes (flauta), Aparecida Vilarinho (flauta) e Verônica Lapa (piano). Foto sem crédito.

É super bonito, Joca!!! O Roraima, como sempre, fantástico!! Imagino que a música será linda, se bem me lembro das composições do Roraima!!

Meu poeta, William Melo Soares!!! Quanto tempo não sabia nada dele!! (É esse William, verdade??) Tenho alguns livros dele, que eu trouxe com carinho do meu Piauí!!! E tenho a primeira e a segunda edições de "Com Licença da Palavra", dele, que, de vez em quando, como, com os livros do meu amado e saudoso Dobal, pego pra ler, pra sentir de novo o vento quente da minha verdadeira gente, roçando a minha memória!!! O Dobal e o William são meus poetas preferidos no Piauí!! MOOOORRRROO DE SAUDADES!!!!

A Vanda que você está falando é uma morena bonita, que também cantou com o "Ensaio Vocal"?? Essa moça tinha uma voz muito bonita e muito talento e garra, nos tempos que eu morava em Teresina!! Que lindo que as coisas durem !! E Oeiras sempre foi terra de grandes talentos e grandes e boas pessoas!!! Mesmo que o diabo tenha deixado sua pegada por alí, gravada na pedra mais dura!! hahahahahahaahahah.

Meu querido Paulo Gutemberg, grande amigo e excelente fotógrafo, e toda a sua família e tanta gente linda mais!!

Desculpe que sempre te pergunte se esta ou aquela pessoa é a mesma esta ou aquela pessoa que eu conheci!! É que já fazem 11 anos que eu vim pra cá e perdi contato, contra a minha vontade, com muita gente e com muitos acontecimentos daí e por isso fica a dúvida!! Menos mal que existe gente como você, Luciano Klaus, Carlita Ramos, Suzanne Jales, Marta Carolina, Carolzinha Costa (tão linda) y Carmem Tajra, boa amiga, que ainda me escrevem, pra me por em dia com algo que acontece por aí !! Ou que passam por aqui de vez em quando e me trazem um pouco de goma pra beijú, umas pimentas de cheiro e uma cachaça de caju, a nossa Cajuina cristalina Teresina!!!!! (Já me enche a boca d'água!!) Se não fôsse assim, eu não sabería nada de nada!!

Outro dia vi umas fotos maravilhosas da Carol, dos filhos lindos dela, do Glauco Luz, do Anderson, e do Geraldo Brito!! O GERALDINHO, vestido de branco, ESTAVA COMENDO UM SANDWICH!! E usava óculos!!! Que sensação. amigo!!!! Adorei vê-los. Me emocionei e tudo!! Me lembrei dos festivais e shows que cantei ao lado de gente linda como o Geraldinho, o Garibaldi, o Ramsés (o grande), o Rubeni, o Edvaldo Nascimento, adorável, o Roraima mesmo, a Solange Leal, a Laurenice bacanérrima, o Julinho Medeiros, maravilhoso, a Zezé e os irmãos Fonteles todos, a Ana Miranda, recém chegada do Rio, na época, a Janete Days, a Gaby, a Mirna..... e tanta gente bonita mais!!!! Que delícia!!!!

Depois o Aurélio Mello com o Candeia. Meu grande amigo e excelente companheiro!! E o "elétrico" do Netinho Da Flauta!! O homem que nasceu colado numa flauta!! Ééééé !! Homem de São Raimundo Nonato, com muito orgulho!! "Éééé´"!! Terra das melhores romãs do Piauí!! Ëéééé!! Super descarado e super divertido!! Fomos juntos ao Rio e gravamos "Suíte de Terreiro", um disco delicioso do Candeia, juntos também, claro, estavam o Aurélio, Paulo, o Nonato, Zé Rodrigues...! Bom, eu participei numa música, o "Mar de Minas"!! Mas foi inesquecível pra mim!!! Também me custou um noivado o disco esse!!!! Hahahahahahahahahahaha.

Me lembro muito também dos meus amigos, Elvira Raulino, Cláudinha Brandão, Laura Learth, Pedro Borges, Patrícia Oliveira, Zazá, maravilhosa, Kenard, el loco, Wanda Tajra, amiga incondicional, pra todo e qualquer momento, José Reis Pereira e Helena Gina, quase irmãos de sangue, o Padre Tony Batista, o Firmino Filho, o Mão Santa, a Zozilena da U.F.PI., O Paulo de Tarso Libório e as gêmeas Libório, toda a família TOTÓ, o Norbelino Filho, a familia Bahury Ramos inteira (Garibaldi, Ramsés, Carla e Renzo Ramos e, claro, a dona Arminda, mãe de todas as artes e de todos nós artitas), a Lari Sales, a divina, a Lorena Campelo, a Carmem Lúcia, o Pelezinho, a Gercina Barbosa, a Stella Sympsom, meu incomparável maquiador e cabelereiro, o pessoal lindo da Floricultura Li, o Neto Sambaíba, o Osmar Júnior, a Miriamzinha poderosa, o Carlos B. Filho (e o pai também!), a Aldinha Caddah, o Herbert Davis, queridíiiissimo e super inteligente, o Dr. Flávio Santos, o Carlão, grande artista, o Gabriel Arcanjo, super pintor, o Cineas Santos e a Áurea, pra quem eu sempre fui "Rainha de Espanha!, o Marcus Paranaguá e o Tio Morais, a linda da Rosa Silva, que sempre me escreve muito, de João Pessoa da Paraíba, e um montããããão de gente mais, que me apoiava e que era gente AMIGA de verdade!! UFA!!!! É tanta gente que dá nó nos neurônios!!!!

Não dá pra lembrar de todo mundo!! Mas me lembro de todos e cada um, com muito carinho!!!QUE DIFERENÇA, MEU DEEEUUSS!!! Aqui, em 11 anos, se eu chego a ter uma dúzia de amigos, já é muito!! Aqui o povo é muuuito menos "efusivo" e sincero, entende?? Tudo se resume em estudar e trabalhar!!! E assim vou envelhecendo........ aaayyyy..... É, Joca, como diz aquela música dos tempos da minha avó: "EU ERA FELIZ E NÃO SABIA...!!" (Ou , sim, sabia!!!)MOOOORRROOOO DE SAUDAAAADES!!!

No ano passado, depois de 5 anos sem pisar solo brasileiro, estive em Florianópolis e depois em São Paulo. Nessa última cidade, o camareiro do hotel onde nos hospedamos, super gentil e amável, puxou conversa comigo em espanhol. Acho que ele fez isso porque me ouviu conversando, na mesa do café da manhã, com o meu marido! E com ele eu só falo em espanhol, por costume! Aí eu virei pra ele e disse :" Não, meu anjo, pode falar comigo em português mesmo!! Eu sou mesmo é brasileira e sou do Piauí" Eu disse tudo isso automaticamente, numa só respiração e sem me dar conta que realmente eu nasci em Minas!! Mas deixei assim mesmo. Gostei. O camareiro, então, pegou um pulo, abriu um super sorriso, que deu pra ver todos os seus dentes, e disse, com os olhos bem abertos e todo orgulhoso: "NO DURO????? MENTIRA!!! Pois eu sou Gleidmir, um prazer. E sou de Teresina, do Bairro Mafrense!!". Depois, me pegou num abraço tão bonito, que parecía que éramos irmãos que não se viam a muuuuitos anos!!! Rompeu todo o protocolo do atendimento do hotel!! hahahahahah Me emocionei! Adorei!! Começamos os três (meu filhote Ivan, piauiense, também estava), a falar do Piauí e das suas pessoas, imediatamente. Meu marido observava aquilo, encantado, e"flipava"!! hehehehehehe.

Ainda tenho um pedacinho meu em Teresina, e muito querido!! Meu irmão, Wagner Gruber. Com sua esposa e meus dois sobrinhos lindíssimos!! Mas família é fogo!!! Nunca dá muita notícia, nem fofoca muito tempo!!! heheheheheheheeh.

Bom, amigo, vou cortando por aqui!! Creio que essa mensagem tá ficando muuuuuuito loooonga e muito nostálgica e pode ser que já te esteja cansando e enchendo tua paciência um pouco, né?? REALMENTE, TE JURO, EU NÃO ESPERAVA ESCREVER TANTO!!! Mas fui me lembrando e soltando tanta coisa, que isso chega a parecer muito a uma sessão terapêutica!! Hahahahahahahahahahahahahaha. E você sem cobrar por hora!!!! E quase sem me conhecer!! Hahahahahahahaha. Muito obrigada, Joca!! Seguramente foi o Luciano Klaus que te passou meu e-mail!! Vou agradecer a ele por isso!! E qualquer coisa que você puder (E QUISER, CLARO ), me contar do Piauí, de vez em quando, eu agradeço de coração. Um forte abraço e bem apertado!!! Abraça a todo mundo desse Piauí, por mim, ok?? Transmite minha saudade e meu carinho e gratidão eternos por essa terra que me fez tão feliz !!!!

Beijocas, Maristela Gruber.
.
PS:
.
HAHAHAHAHAHA!! É verdade, Joca!!! Esqueci que existe uma diferença de 4 horas!! Aqui já eram às 11:30 quando te escrevi!! E é claro que o que os piauienes fazem vale a pena!!!! E MUITO!! Pensa em todos os piauienses que levaram o bom nome do Piauí pra fora do Estado e do país!!! João Cláudio, Miryam Eduardo, Aurélio Mello + Candeia + Ensaio Vocal, Rosa Silva, Ramsés Ramos, Fred Marroquim (que mesmo sendo alagoano de berço, é piauiense de corpo e alma, como eu!), o Erisvaldo Borges. Todos os atores e atrizes bons do Piauí, que eu conheço, receberam prêmios fora. Hostyano, Gabriel Arcanjo, Carlão e uma pancada mais de artistas plásticos, que já levaram exposições suas até fora do Brasil. Wellington dos Santos, José Nunes Fernandes, Garibaldi Ramos, Reginaldo Carvalho, grande Maestro, H. Dobal, Julio Medeiros, Rosinha Poderosa Amorim, grande artista e amiga, o Glauco Luz, o Geraldo Brito, o Ribeiro, da UFPI, o Luciano Klaus emocionou o povo daqui com as fotos maravilhosas dele (a foto de dentro do meu novo CD, "Mais que Bossa", é dele (o meu quinteto a escolheu sem nem pestanejar, amigo! E a gente já lançou!!) Na feira anual da moda, aqui no IFEMA de Madrid, eu estive de tradutora (há uns dois ou três anos atrás!) e 3 ou 4 desenhistas de moda daí de Teresina abalaaaaram Paris (mais bem abalaram Madrid!), e fecharam muitos negócios. O povo daqui adorou o desenho delas e deles!! Eu mesma quando estive num curso e concurso de canto lírico, em Moscow, na Rússia, em julho de 1997, e ganhei um primeiro prêmio alí, na entrevista que saiu numa revista, eu saí como representante do Piauí, porque eu mesma quis assim. Todos os que puderam, do Piauí, me patrocinaram para que eu pudesse ir!! Mas o Piauí nem precisa. E já nem sei mais quantos nomes eu posso citar!!! A lista é enorme e minha memória não dá pra tanto!!! hehehehehe Mas o Piauí nem precisa pedir emprestado a talentos de fora, para nada!! O que eu sei é que o Piauí está feito de uma gente lutadora, batalhadora e muito artista e criativa!! Em todas as áreas e negócios, como podemos notar!! Então, meu querido, VALE A PENA!!! Tudo o que esse Piauí lindo faz, vale a pena!!! heheheheheh.
.
Mil beijos e obrigada pelo teu carinho!! Feliz Pascoa!! Maristela Gruber

3 comentários:

Paulo Aquino disse...

Só uma correçãozinha: O Netinho não era de São Raimundo Nonato, mas sim de São João do Piaui, mas que diferença isso faz? é tudo pertinho mesmo...Grande Maristela, doce Maristela, Linda Maristela, lírica Maristela...muitas saudades de voce tambem, e me lembrei daquele dia que fechamos aquele bar lá em Madrid pra comemorar o show que o Ensaio Vocal fez lá...
Em breve estarei de novo em Madrid, desta vez só pra passear, que ninguem é de ferro...
GRANDE BEIJO
Paulo Aquino

wilsonnobre disse...

Piauienses, acompanhei o pouco tempo e o muito talento de Maristela Gruber em Teresina. Alguem sabe o contato dela? Há muito tempo deixei Teresina e também morro de saudade. deixo meu e-mail caso Maristela puder contactar-me:
wilsonnobre@folha.com.br
(Maristela, sou também seu parente)

Luiz Lima disse...

Paulo Aquino, pois trata de mexer com os paus das mangueiras que ainda existem no centro de THE, porque a coisa ficou mais braba, ainda, pra se entrar na Espanha! A porta de aço tá quase fechando; é tipo cortina de ferro soviética! E não tem essa de ser artista não, porque até o fabuloso Guinga do RIO DE JANEIRO, se deu mal!
mas eu queria dizer mesmo pra Maristela é que tem um moço aqui que ficou derriado, triste porque você não falou nele: o Wlington me falou quase chorando dos comerciais que você e um desenhista Neto fizeram para a JET dos Tajra. Das vinhetas da Antena
10 que você cantava, enfim. O cara ficou tão caído que a Vanda esposa dele desconfiou. Eu trabalhava na técnica da Árvore Propaganda na época. Nooossa, passei da conta! Ficou uma matéria, não um comentário. Também, em se tratando da querida Maristela, só podia dar nisso. Abração, Guber.