Cineas Santos e Vitória Pitta.
(duas Cirandas Desafinadas).
Foto: Kenard Kruel.
O professor Cineas Santos, um dos coordenadores do Salão do Livro do Piauí, ao lado de Wellington Soares, Nilson Ferreira e Luiz Romero, recebeu convite do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, para ser o curador da Bienal do Livro, da Bahia, a ser realizada em meados de abril de 2009 (sem data definida ainda).
Aceitando, o professor Cineas Santos irá coordenar um grupo de pessoas, entre autores, livreiros, acadêmicos, representantes da Câmara Baiana do Livro e Fundação Pedro Calmon (responsável pela prática de ações que estimulam a leitura bem como a gerência de bibliotecas e arquivos), além da própria empresa gerente do evento (FAGGA) que estarão reunidos no sentido de indicar autores e atividades que contemplem a Bahia, o Nordeste e demais regiões do Brasil, nos 10 dias do evento.
O secretário Márcio Meirelles pretende, com a realiação do evento, tratar do livro em seu "trânsito": criação, produção e distribuição. As duas primeiras partes - criação e produção - quase não é problema para ninguém. Porém, essa distribuição! ô bicinha faceira! Caso o secretário aceitasse uma sugestão, que o professor Cineas Santos muito bem pode apresentar, poderia ser incluída no assunto em pauta a venda (ou, talvez, já esteja contemplada quando da distribuição, não sei, mas, para melhor entendimento, que a venda tivesse o seu papel de destaque, porque é aí que o bicho pega!). O nosso problema, todos sabem, não é criar / produzir, mas distribuir e, principalmente, vender.
No próximo dia 10 está agendada reunião na Fundação Pedro Calmon, em Salvador, para que sejam articuladas as devidas ações. Da minha parte, espero que o professor Cineas Santos possa aceitar o honroso convite (porque, além de projetos, agora é o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, com mais ações e produções ainda... o tempo, que já era curto, nem precisa dizer como está nesse momento...) e que a Bienal do Livro da Bahia alcance sucesso pleno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário