Com a Renatta Pitta e Fada Maria fui ao show O Dia que o Mão Santa Perdeu o Emprego, que João Cláudio Moreno apresentou sexta-feira e sábado passados no Theatro 4 de Setembro, com início às 21 horas. Fui para a primeira fila. Queria conhecer a Vanessa Lobão, fão do João Cláudio Moreno, assim como a Fran Carvalho, que sempre estão sentadas na primeira fila de todos os shows do João Cláudio Moreno, seja em que lugar que ele se apresente. Não importa se o show é repetido umas duzentas vezes. Elas estarão lá, firmes como um rochedo!
Conheci a Vanessa Lobão, super simpática, comunicativa, vibrante, educada. Andava na companhia da Mariana Rocha, filha do jornalista Fenelon Rocha e também da jornalista Xica Rocha. Dei de presente para a Vanessa Lobão um exemplar do livro Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida, que o João Cláudio Moreno, após o show, na sexta-feira, distribuiu para seis pessoas da platéia, numa cortesia da editora Zodíaco, de minha propriedade.
Não fui sábado, mas a Vanessa Lobão me informa que o Theatro 4 de Setembro ficou lotado, mais do que na sexta-feira, que já estava cheio. Quero, aqui, aproveitar para pedir a direção do Theatro 4 de Setembro que mande consertar as cadeiras que estão quebradas. Eu quase que quebro as espinhas. Quando sentei, a cadeira fechou-se. Tudo bem que eu esteja uns quilinhos a mais, mas... estou pensando se processo ou não a direção do Theatro 4 de Setembro, a presidente da Fundação Cultura do Piauí, o governador do Estado por danos morais. A Vanessa Lobão, a Mariana Rocha, a Fran Carvalho, por exemplo, riram mais de mim do que do próprio João Cláudio Moreno que, puto da vida, quando terminou o show, foi logo embora, com uma fila de fãs na porta do camarim.
Deixemos, um pouco, o show do João Cláudio Moreno para postar, aqui, a entrevista que a Vanessa Lobão concedeu ao projeto de jornalista, que se chama Juciara, uma amiga dela, de 13 anos da idade, que veio de Brasília só para entrevistá-la sobre essa sua adoração ao João Cláudio Moreno. A entrevista foi realizada no Teresina Shopping, ao lado do seu João Claudino, que ficava o tempo todo perguntando a quem passava: quem é essa menina. Quem são os pais dela. De onde ela é? Por que ela está sendo entrevistada? (Um dia, o seu João Claudino perguntou ao João Cláudio Moreno dez vezes de onde ele era. JCM sempre dizia: de Piripiriri. Na centéssima vez, JCM já pegando fogo, disse: sou das bandas da Paraíba, terra de gente doida. Seu João Claudino, sem perder a pose, foi nas buchas: ué! mas foi não estava dizendo desde o primeiro momento que era de Piripiri! Seu João Claudino é assim, quando encontra uma pessoa, faz sempre as mesmas perguntas: quem é você? Quem são os seus pais? De onde você é? E assim vai indo, até esgotar a paciência do freguês.
Eis a entrevista:
Minha amiga Juciara de 13 anos, que veio de Brasília e ama jornalismo, me entrevistou no meio do Shopping. Gravou (pra você vê como o vício é grande) e saiu isso aqui - Vanessa Lobão:
Juciara - Como e quando começou esse seu gosto tão forte pelo João Cláudio?
Vanessa Lobão - Começou pela curiosidade, eu queria saber como era os shows de um tal de "João Cláudio" que meus pais iam, eles me explicavam que era um humorista e comecei a pesquisar. Depois assisti a um dvd dele (o Imitações), assisti uma, duas, três vezes... Comecei a ver entrevistas, e, quando eu percebi, já estava fã dele. Tudo isso começou há uns dois ou três anos.
.
Juciara - Como e quando foi a primeira vez que você o viu pessoalmente?
Vanessa Lobão - Eu já falava com ele pela internet, mas foi no dia 3 de março de 2007 que tudo aconteceu. Eu fui ao show dele, lá no Teatro da Assembléia, assisti empolgada, ri muito. E no final do show, tentei achá-lo, mas não achei. Ele tinha ido embora! Aí, no outro dia tinha outro show, e uma amiga minha me ajudou falar com ele. Foi lindo. Nunca me esqueço da cena... Ele estava sentando numa cadeira, e quando eu apareci na porta, ele se levantou de uma vez e disse "Vanessa Lobão!". Em seguida veio um abraço forte e apertado que durou uns 3 minutos. Conversamos um pouco, tiramos fotos e tudo, eu adorei.
Juciara - Você acha que ele gosta de ter uma fã, tão fã como você?
Vanessa Lobão - Eu não sei, eu sou muito grudenta né? Sigo ele em todo canto, tou quase sufocando este pobre homem. Mas, eu não sei.
Juciara - O que você tem no seu quarto que lembra ele?
Vanessa Lobão - Tenho 14 DVDs, cd, postal, fotos, presentes que ganhei dele, reportagens, matérias que tem ele, esses tipos de coisas.
Juciara - Ele já te emocionou? Como foi? E você já emocionou o João Cláudio?
Vanessa Lobão - Pra falara a verdade, ele me emociona em tudo que ele faz. Nos gestos, nas palavras, na sinceridade e no carinho. Ele já falou meu nome em público, enfim, já me emocionou muito sim. Eu não sei se eu já emocionei este grande artista que é João Cláudio Moreno. Eu já fiz homenagens de todos os jeitos, mas não sei se ele se emocionou, acho que sim, ele tem um coração molinho apesar de ser sério as vezes.
Juciara - Você acha que a filha dele tem ciúmes de você?
Vanessa Lobão - Não, acho que não. Sou amiga dela, amo a Clara, é uma menina linda e inteligentíssima. No começo eu fiquei com medo dela não gostar de mim, mas ela me tratou tão bem, que viramos amigas.
Juciara - Qual a maior loucura de fã que você já fez?
Vanessa Lobão - Já viajei pra Fortaleza para assistir dois shows dele.
Juciara - Como você imagina João Cláudio na velhice?
Vanessa Lobão - Mais artista, mais conhecido e mais sentimental. Porque isso tudo ele vai adquirindo mais e mais com o passar dos dias.
Juciara - Quais os personagens dele que você mais gosta?
Vanessa Lobão - (risos)Tem a véia, o avô dele. As imitações da Alcione e do Papa, gosto de todas.
Juciara - E para encerrar, diga o que no João Cláudio destaca mais pra você?
Vanessa Lobão - O jeito de atuar nos palcos, a sinceridade, o carinho, a inteligência, as sobrancelhas e as mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário