Durvalino Couto Filho (foto) declara que Torquato Neto, apesar de já ter um nome nacionalmente conhecido, por suas composições com Caetano, Gil, Edu Lobo, Geraldo Vandré, entre outros, e pelo jornalismo que praticava, num grande jornal como o Última Hora, mostrou-se super simples e generoso, presenteando ele e os demais colegas de redação com diversos livros e também com o conselho de que fossem bons em tudo e que se preparassem para o pior. “Na hora eu não saquei nada, mas, depois, entrevistando Deusdeth Nunes, o popular Garrincha, jornalista, humorista, bancário, ele me disse que os dias da gente estavam contados na página Comunicação, foi quando liguei uma coisa a outra e tomei a liberdade de publicar um texto anunciando que a qualquer momento a página Comunicação poderia dançar do jornal”.
Trata-se do profético editorial (sic) Os Carbonários, assinado por Durvalino Couto Filho & Edmar Oliveira: “Pra Dizer Adeus. Por meio desta informamos a todos os leitores da Comunicação que ela pode acabar. Isso não é novidade para nós, Deusdeth Nunes (foto) já havia dito na entrevista que nos concedeu há algum tempo: 'Eu acho a página de vocês muito válida, vocês são bacanas e precisam continuar nisso, apesar de saber que não vai demorar muito o que vocês estão fazendo. Mas, se demorar, vai ser bom. Talvez vá enjoar de trabalhar de graça. Seu futuro é se encostar num jornal que lhe possa pagar algo, senão você vai pra cucuia. Mas a experiência é boa'. Deusdeth foi o nosso profeta e acertou em cheio as previsões a nosso respeito. Resta-nos agradecer ao Machadão, ao Pereira, ao Viana, à Aldina, Marcelina, Lelês, Pimentel, Elisabeth, Torquato (Hei, bicho, cadê tu?), ao Osias e Cristino, a todos os nossos entrevistados e ao Evandro Cunha, esse bicho que aguentou a gente aqui desde outubro. Se faltou alguém, vá desculpando, meu querido, foi sem querer. Vamos continuar meio cabreiros, mas vamos. Mas não se esqueça: Comunicação pode acabar. Nosso cordial ‘Bye’”. (O texto, datado de 21 de março de 1971, trazia como subtítulo: “Página Comunicação – Irreverência Comprovada pelo Ibope”. Apesar da morte anunciada, a página circulou ainda até dia 3 de outubro - nº 87).
Texto que você lerá completo na terceira edição de Torquato Neto ou a Carne Seca é Servida. Não deixe de reservar (ou mesmo, já comprar, antecipadamente) o seu exemplar.
Pedidos para:
kenardkruel@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário