quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Que bonitooo! Que Bonito!! Que Bonito!!!

Maristela Gruber, em canto de encanto, no Theatro 4 de Setembro, com José Nunes Fernandes (flauta), Aparecida Vilarinho (flauta) e Verônica Lapa (piano). Foto sem crédito.
.
Querido Joca Oeiras, que lindo ver a carinha maravilhosa da Patricia, do Moisés, do Roraima querido, do Paulo Moura, do meu querido Kenard!! Te conhecer em pessoa (mais ou menos!!)!!! Que delícia e que bonita entrevista, cheia de lembranças e referências!!! Adorei!!Você sabia que aquelas caras enormes da Elis Regina que o Elias mandou pintar no bar, (ou seja, em painéis para instalar no bar), foram todas feitas pelo meu irmão, o Ricardo Gruber??? Foi o primeiro trabalho dele em Teresina, assim que chegou das Minas!!!

Essa entrevista me recordou muitas coisas!!! O dia que o Kenard mencionou, que o Afonso Lima apresentou alguns poemas seus, estava o Candeia (meu adorado Aurélio), acompanhando alguns deles, e nessa época, eu acho, foi quando o Candeia gravou o Suíte de Terreiro (ou algum tempo depois, creio!), onde eu, como convidada, gravei O MAR DE MINAS. Pois estávamos fazendo o lançamento no teatro 4 de setembro e eu cantava umas 4 musicas mais do grupo. Nessa noite, no Nós e Elis eu era também uma participação, uma convidada, e cantei um poema do Afonso Lima, da peça de teatro "Itararé, República dos Desvalidos", ou seja, a " Mulher Prezada e Descabida", que, na realidade, se chama " Canto da Solidão". Um grande poema do Afonso, com uma música impressionante do Aurélio!! Uma "receita" maravilhosa!
.
Outros shows eu fiz por alí, creio que foram uns 5, e dois deles foram com o Candeia. Um deles foi com o grande Geraldo Brito (Tenho o jornal, o Diário do Povo, onde titulam a matéria " Eruditamente Popular"), que foi delicioso, delicioso!!!! Também cantei com o Maurício Mauler, meu tio ! Se lembra dele?? Faz muitos anos que ele mora em Natal. E acho que também cantei com um grupo super "guapo", com o Donizzetti Bugigia nos teclados, Assis Bezerra,na guitarra, Osnir Veríssimo no baixo e não me lembro o nome do baterista, mas era fenomenal!

Nooooooooossssaaa!!!! Foi olhar para as fotos e lembrar de um montão de coisas. !!! Tenho aqui atrás de mim, na estante, um troféu. Troféu Elis Regina, de vidro, escrito "agora eu sou uma estrela"! Mas realmente, não te posso mentir, não me lembro dessa noite em particular! Só lembro que tudo o que eu cantei era do repertório dela, como Corsário, O Bêbado e a equilibrista, As Aparências enganam, Alô, Alô Marciano, Moda de Sangue, Atrás da Porta, etc., etc., etc.!!! E o show era muito produzido!!!
.
Algo novo e bonito para mim, já que sempre que estava nos palcos, eram dos teatros e o repertório era sempre de óperas, lieder ou operetas coloniais!! hehehehehe.

Me sentia diferente!!! Livre!! E aquele ambiente, cheio de gente linda como público, onde também se encontrava gente bonita do nosso ramo da arte, como o Edivaldo Nascimento, o Roraima (que não saía dalí!! hehehehehe), com sua cabeleira loura maravilhooooosa, a Carlíssima Ramos, fantástica, o Rubens Lima e a Fátima Lima!! Nooooosssaa! Demais.
.
Também vi alí espetáculos inesquecíveis (eu ía bastante como público!), como o da Carol. Me emocionei tanto como cantava aquela criatura, a maneira de interpretar, a super afinação daquela voz!!! Impressionante. Como a Miriam Eduardo, (Miriamzinha), outra que arrepiava até o cabelo do relógio!!! Gente realmente boa, realmente trazidas do céu pra encantar e arrasar corações!! E outros tantos artistas que passaram por alí e fizeram do Nós e Elis algo incomparável em todo o Piauí, que muitos tentaram imitar e nunca ninguém conseguiu!!! Era uma combinação perfeita de boa direção e bons artistas!
.
CHOVESSE O QUE CHOVESSE, como contou um dos entrevistados, dava igual, o Nós e Elis sempre estava cheio e ninguém abandonava uma mesa, molhasse o que molhasse!!! hahahahahahaha.
.
Emfim, me alegro imensamente que se reviva esse lugar emblemático da nossa querida Cidade Verde, Joca!! Merece. Sería liiiiiiindo se ele pudese voltar a funcionar!! Sei que é só um sonho e um desejo quase pueril, mas, já imaginou??:)))))))))).
.
Bom, como sempre quando escrevo me aloooongo como uma "comadre velha faladeira", mas é que eu me emocionei tanto quando vi a entrevista que tinha que te soltar tudo em cima!! Bem feito pra ti que me manda essas coisas pra me fazer chorar!! Agora, agüenta!!!! :))))))))))))

Dá um beijo em todo mundo por mim, meu querido!! Acho que em breve nos veremos, já que, TALVEZ, em julho ou agosto de 2010 pode ser que eu dê uma passada por Teresina pra assasinar essa saudade!! Vamos ver como ficam as coisas neste ano sabático do meu marido. Vamos ver se podemos combinar uma folga minha, pra combinar com essa super folga dele este ano!! hehehehehe Ele morre de vontade de fazer essa viagem e rever seus amigos José Reis Pereira, Paulo de Tarso Libório, Carlita Ramos, Cineas Santos, Gabriel Arcanjo, Alberto Sinimbú, Elvira Raulino, Mariano "Coiffeur", e um montão de gente que ficou gravada no coração dele e que ele menciona sempre e quer voltar a ver. Anda me atuzigando para deixar o trabalho por uns dois meses pra ir ao Piauí e a Florianópolis! (Nada mais perto!!!!! hahahahhahahah!).
.
Bom, meu querido, pois isso. Vou ver se consigo me livrar um pouco do trabalho para ir aí, e te dar um agradecido abraço em pessoa. Outra vez, muuuuuuito obrigada por enviar a entrevista, por me deixar ver a essa gente deliciosa que esteve nessa entrevista, e por encher meu coração de emoção e liiiindas lembranças outra vez!!Muito, muito, muito obrigada por me enviar a entrevista! Repito, amei!!!

Mil beijocas enoooormes.

Maristela Mauler Gruber
.
NOOOOOOOOOOSSAAA!!! Esta carta ficou enooooorme!!! Desculpa, amigo, de verdade!! Que horror. Passarei dois meses sem te escrever!!!! Prometo!!! hahahahahahaahahahahahahahaahah. Beijocas. AAHHH!! No mês que vem canto em Marrakesh (Marrocos) !!!! Muito louco, verdade?? Já te contarei quando volte!mmmuuuacckksksss!! : )))))))))))))))))))))))))))))))))))))))
.
Queridos amigos, vejam como ficou o programa do Nós e Elis no Youtube.
.
Vejam mais Maristela Gruber na Kenard Kaverna

2 comentários:

Yuri Feitosa - de Fortaleza (CE) disse...

"STHEFANY": LINDA...(GLUP!)
Está bem aí, estampado neste surrealismo terceiro mundista, a nossa cara de coitadinho achacotado. Não vamos pra paragem nenhuma. Não bastasse a bestagem da tal maria da inglaterra. Enquanto Zeca Baleiro lota casa de espetáculos em Porto Alegre - vi em julho, com estes zói que a terra não comerá -, a midia do pobrezin do Piauizin tem orgasmos com "talentos" temporários da pior safra. Ai que saudades da Maristela, Luiza...
Falar do talento dos cearenses dos anos 80 pra trás, dispensa comentários, mas, infelizmente, também deram lugar ao mais infecto lixo musical que se tem notícias em todos os tempos, por estes lados. A música da Bahia se lascou bem no centro dos terreiros decadentes de uma macumba babaca que nunca existiu. É de uma decadência que não tem mâeinha Canô que dê jeito.
Chega!

Anônimo disse...

Caro Kenard,
Gostaria de dizer que o troféu que a Maristela recebeu,
"Agora eu Sou uma Estrela"
Foi no Bar Elis Regina do João Vasconcelos... lembra?
Saudações Teatrais
Reijane Dias